Weby shortcut
Assinatura Prograd
UFG - Universidade Federal de Goiás
Link Facebook
Link Twitter
Youtube

Medicina Veterinária (Goiânia)

Atualizado em 20/07/12 11:09.

Duração:  10 semestres
Grau acadêmico: bacharelado
Turno: integral
Criação: Port. MEC 952, de 25/11/08
Reconhecimento:
Unidade Responsável: Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ)

Perfil: Entre as carreiras conhecidas, a medicina veterinária é aquela que possui maior grau de versatilidade de atuação profissional. Tradicionalmente inserida entre as ciências agrárias, a medicina veterinária é considerada atualmente, de modo mais amplo, como um ramo das ciências biológicas, que estuda os animais domésticos e silvestres, abordando diferentes e importantes aspectos, como a saúde animal, a produção animal, a inserção social e saúde pública voltada para a população humana.
    O objetivo principal do curso de Medicina Veterinária é formar um profissional generalista, com sólida formação científica e tecnológica, inserido na sociedade como um agente transformador da realidade, dotado de visão crítica e capacidade empreendedora, consciente de sua responsabilidade como profissional e cidadão, e que contribua com o desenvolvimento social e econômico do estado e do país.
    O egresso do curso de Medicina Veterinária deve ter sólido conhecimento da biologia, tanto em suas áreas mais tradicionais quanto nos modernos conceitos celulares e moleculares aplicáveis à biotecnologia. É importante que domine as ferramentas de trabalho do mundo do agronegócio globalizado e da vertiginosa evolução do conhecimento, principalmente língua estrangeira e informática. É exigido do futuro profissional que busque constantemente o conhecimento e, mesmo sem ser formado exclusivamente para o mercado, esteja preparado para sua exigência constante de atualização.
    Entre as atribuições do medico veterinário, estão relacionadas à medicina curativa e preventiva dos animais, a inspeção e a fiscalização das indústrias de alimentos de origem animal sob o ponto de vista sanitário, higiênico e tecnológico, a direção técnica de empresas que fabriquem insumos e medicamentos destinados a animais, além das pesquisas, do planejamento, da direção técnica, do fomento, da orientação e da execução dos trabalhos de qualquer natureza relativos à produção animal.
    A medicina veterinária pode ser exercida em entidades públicas ou privadas. Os governos municipais, estaduais e federal empregam profissionais em áreas estratégicas, principalmente na inspeção de produtos de origem animal e nas equipes de saúde pública e vigilância epidemiológica. As oportunidades de trabalho no setor privado têm se expandido e diversificado nos últimos anos, acompanhando o desenvolvimento do agronegócio no Centro-Oeste. É importante considerar ainda o caráter empreendedor da profissão, que permite ao profissional ser o dono de seu próprio negócio, como são o caso das clínicas veterinárias, empresas que fabricam e revendem alimentos para animais e serviços de consultoria técnica, dentre outros.

Matriz curricular

Ementas das disciplinas


Mais informações:
Coordenadoria do curso de Medicina Veterinária
Telefone:  3521-1566/3521-1567
www.vet.ufg.br

Listar Todas Voltar