Museologia

Duração: 08 semestres
Grau acadêmico: Bacharelado
Turno: matutino/noturno
Criação: Res. CONSUNI 11/09, de 22/05/09
Reconhecimento:
Unidade Responsável: Faculdade de Ciências Sociais (FCS)

Perfil: O curso de Museologia da Universidade Federal de Goiás visa formar profissionais especializados para atuar nas diversas áreas do campo da Museologia: conservação, documentação, expografia, comunicação, ação educativa, restauração, dentre outras.
    O egresso do curso será habilitado como Bacharel em Museologia e deverá estar apto a exercer atividades como:
• Planejamento, organização, administração, direção e supervisão de museus e processos de musealização;
• Realização de exposições e outros serviços de caráter educativo-cultural;
• Organização e gestão de acervos e coleções públicos e privados;
• Realização de pesquisas museológicas para instituições públicas e privadas;
• Participação em equipes interdisciplinares para tombamento e/ou registro de bens culturais em instrumentos específicos;
• Gestão do patrimônio cultural;
• Pesquisa e ensino de museologia em instituições de ensino superior;
• Gerenciamento de museus e instituições afins.
    O curso de graduação em Museologia é oferecido na modalidade bacharelado, com aulas presenciais, teóricas e práticas. Pertence à área de Ciências Sociais Aplicadas e é academicamente vinculado à Faculdade de Ciências Sociais. Suas aulas são nas dependências da FCS e no Museu Antropológico da UFG. Com carga horária total de 2.824 horas, distribuídas em disciplinas de núcleo comum, núcleo específico e núcleo livre. O curso é oferecido no período noturno. Suas 50 vagas são preenchidas mediante concurso vestibular.
    O curso prevê um conjunto de disciplinas teóricas e práticas articuladas sem hierarquização na matriz curricular, de modo a garantir que, no exercício profissional, o museólogo não separe suas atividades práticas da reflexão sobre elas e sobre o lugar que ocupa no campo do conhecimento da vida coletiva. Além da articulação incondicional entre teoria e prática, a matriz curricular do curso prevê um número significativo de disciplinas oferecidas pela Faculdade de Ciências Sociais e por outras unidades de ensino da Universidade Federal de Goiás, a fim de garantir a interdisciplinaridade na formação do museólogo, indispensável para atender a pluralidade das formas do fenômeno museológico no mundo atual.
    As disciplinas de formação geral oferecem conteúdos filosóficos, antropológicos, históricos, sociológicos, artísticos, educacionais e do campo da ciência da informação, propiciando ao museólogo reconhecer a inserção e a interação do seu campo de conhecimento com essas áreas. Pelo domínio desses conteúdos, sua atuação e reflexão tomarão corpo e se concretizarão em ações museológicas significativas para a sociedade, tanto as que dizem respeito à preservação de bens culturais e naturais, quanto às ações educativas que esses bens potencializam, por meio de exposições, serviços educativos e outros.

Matriz curricular

Ementas das disciplinas


Mais informações:
Coordenadoria do Curso de Museologia        
Telefone: 3521-1339 / 3521-1128
www.cienciassociais.ufg.br