Formação Docente

Programa Formação para a Docência no Ensino Superior

Apresentação

No atual contexto mundial e brasileiro, a pesquisa acadêmica tem indicado a relevância de investimentos na formação contínua de profissionais de todas as áreas. Aliado a isso, as pesquisas apontam também para a precária formação pedagógica do professor de ensino superior, visto que, na maioria das vezes, sua formação básica tem como foco especificamente o exercício técnico da profissão e, no caso das Licenciaturas, a formação pedagógica dos profissionais não está voltada, via de regra, para o nível superior do ensino. A LDB, por sua vez, define no art. 63, inciso III, que as instituições formativas deverão manter “programas de formação continuada para os profissionais de educação dos diversos níveis”. Além disso, essa mesma lei estabelece no art. 67, inciso II, que “os sistemas de ensino deverão promover aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para esse fim”. Nesse contexto, destaca-se, no âmbito das Instituições de Ensino Superior, a premência de uma política global de formação de professores para o ensino superior na UFG. Entende-se que essa política, em coerência com a política mais geral de formação de professores da Instituição, deve privilegiar, entre outros aspectos, a relação teoria/prática, a articulação entre a formação inicial e a formação continuada, a interdisciplinaridade, a gestão democrática, a formação cultural e a indissociabilidade do ensino com a pesquisa.

É política da UFG a implantação de projetos pedagógicos que atendam às especificidades do público-alvo e às demandas para as Instituições de Ensino Superior, por meio da realização de cursos, projetos e pesquisas que visem à melhoria da qualidade da formação dos professores. A expectativa é que a estrutura organizacional e a ação proposta nas matrizes curriculares propiciem a formação do docente crítico, reflexivo, que incorpore a pesquisa como princípio educativo, de modo que a atuação dos formadores seja coerente com os objetivos da formação acadêmica. Tem-se, assim, possibilidade de superar o processo de ensino fragmentado, privilegiando ações integradas e pensando o currículo em sua amplitude de saberes e diversidade de modalidades de desenvolvimento.

A ação do docente na Universidade, assim, busca identificar e valorizar as diferenças, manter relações com o coletivo e com a rede de construções históricas e sociais, considerar o saber existente dos alunos, dar espaço à sua capacidade criadora, buscando (re)construir com eles um quadro de referências, imprimindo marcas pessoais e sócioculturais. Com base nessa concepção mais ampla de formação profissional e de formação de professores, é que se definiu uma política de formação continuada do profissional docente da UFG, aqui denominada Programa Formação para a Docência no Ensino Superior. Para implementar esse Programa, estão em desenvolvimento os seguintes projetos:

Clique no ícone, confira e faça download  do Projeto:  (texto completo em formato em .pdf)

I - Curso: Docência no Ensino Superior/Estágio Probatório

 

 

 

 

 - Formulário de inscrição CURSO: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR/ESTÁGIO PROBATÓRIO  Encaminhar o formulário para docenciaprograd@gmail.com

 

 

 

Clique no ícone e confira a Avaliação do Curso Docência no ensino superior no período de 2010 à 2012-1.

1. Campus Goiânia, Jataí e Catalão - 2010

2. Campus Cidade de Goiás , Jataí, Catalão e Goiânia - 2011

3. Campus Goiânia, Jataí e Catalão - 2012

4. Campus Goiânia - 2013