Weby shortcut

Formas de Ingresso

Atualizado em 06/07/17 16:40.

 

Formas de ingresso

            O ingresso à UFG para a maioria dos cursos é feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Para concorrer ao SiSU, é preciso ter feito o Enem do ano anterior e depois se inscrever no SiSU pelo site: sisu.mec.gov.br

            Os cursos  de Arquitetura e Urbanismo, Música (bacharelado e licenciatura) e Musicoterapia, todos em Goiânia, exigem Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE). Estes cursos não estão disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), apesar de também utilizarem as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os interessados devem se inscrever na página do Centro de Seleção da UFG (www.cs.ufg.br).

 

 

Assistência e Permanência

A política de assistência estudantil da UFG visa contribuir para a permanência do estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica na universidade e para a sua formação acadêmica. Entre os programas de assistência, destacamos quatro principais:

·       Auxilio alimentação: consiste no subsídio de refeições nos Restaurantes Universitários (RU) das Regionais Goiânia, Catalão e Jataí. Já na Regional Goiás, o auxílio consiste no repasse de recursos financeiros aos estudantes de baixa renda, na modalidade de bolsa;

  • Auxilio permanência: tem por objetivo atender uma parcela dos estudantes que, em razão de suas condições socioeconômicas e outros indicadores de vulnerabilidade social, necessitam de recursos para custear e garantir sua permanência na universidade;
  • Moradia estudantil: para os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, cujas famílias não residam na Região Metropolitana de Goiânia e necessitam de moradia, a UFG organiza e mantém quatro Casas de Estudantes Universitários (CEUs) na Regional Goiânia: duas localizadas no Setor Universitário (CEU I e III), uma no Setor Sul (CEU IV) e outra no Câmpus Samambaia (CEU V). No caso dos estudantes das Regionais Catalão, Goiás e Jataí – que ainda não possuem CEUs – existe a possibilidade de obter uma bolsa moradia. Para informações sobre critérios de seleção para ingresso numa CEU ou obtenção de bolsa moradia, acesse procom.ufg.br.
  • Incentivo à participação em eventos científicos e culturais: custeia passagens terrestres a estudantes de graduação para participar de eventos científicos, culturais e políticos em âmbito nacional. Mais informações em procom.ufg.br

 

 

Bolsas Estudantis

A UFG oferece aos estudantes de graduação diferentes bolsas para participar das atividades de ensino, pesquisa e extensão:

Monitoria: busca ampliar a participação dos estudantes nas atividades de ensino, possibilitando experiências de acompanhamento do trabalho dos docentes da UFG nos cursos de graduação -  www.monitoria.prograd.ufg.br.

Iniciação Científica (PIBIC/PIVIC/PIBIC-AF): visa a promover a participação dos estudantes nas atividades de pesquisa -  www.prpi.ufg.br.

Iniciação Científica/Licenciatura (PROLICEN): busca incentivar a participação dos estudantes dos cursos de licenciatura em projetos de pesquisa que tenham articulação com a educação básica - www.prograd.ufg.br.

Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/PIVITI): tem por finalidade estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação - www.prpi.ufg.br.

Iniciação à Docência (PIBID): objetiva promover a iniciação à docência, para estudantes de cursos de licenciatura. Os bolsistas atuam no âmbito das escolas parceiras sob a supervisão de professores das redes públicas e orientação de professores coordenadores da UFG -  www.pibid.prograd.ufg.br.

Extensão e Cultura (PROBEC/PROVEC): visa a participação de estudantes em atividades de extensão e cultura que promovam a interação da Universidade com a sociedade, na busca de melhoria da qualidade de vida da população - www.proec.ufg.br.

·         Estágio Curricular não Obrigatório: objetiva contribuir para a formação acadêmica dos estudantes, possibilitando ao bolsista a oportunidade de vivenciar a relação teoria/prática na área de sua formação - www.prograd.ufg.b

·         Programa de Educação Tutorial (PET): promove atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão, em grupos tutoriais, com vistas à melhoria da formação acadêmica do estudante. Em um âmbito mais específico, o Pró-PET-Saúde oferece bolsas para estudantes dos cursos da área de saúde - www.prograd.ufg.b

 

 

Outras Iniciativas

A UFG oferece uma série de serviços que pode contribuir para seu bem-estar na universidade.

Na Regional Goiânia:

- Programa Saudavelmente: desenvolve ações de promoção e assistência na área de saúde, para estudantes da UFG. A equipe é interdisciplinar, composta por médico, assistente social, psicólogo, arteterapeuta, entre outros. Telefone para contato:  (62) 3209-6243 - www.saudavelmente.procom.ufg.br.

- Serviço Psicológico em Grupos de Discussão: pretende atender estudantes da UFG que passam por experiência de sofrimento e/ou de exclusão que possam prejudicar seu rendimento acadêmico e sua permanência na universidade. O serviço é oferecido pelo curso de Psicologia da Faculdade de Educação. Mais informações: psicologia.fe.ufg.br 

- Posto de Saúde do Câmpus Samambaia: Trata-se de uma unidade do município de Goiânia em parceria com a UFG, que atende à comunidade universitária. Telefone: (62) 3521-1868. O Posto também conta com o Programa Ambulatório Sempre Viva e Ambulatório NUCLAIDS, que oferecem atendimento integral à comunidade UFG para consultas de enfermagem e testagem rápida de infecções sexualmente transmissíveis. Esse atendimento é realizado todas as quartas-feiras e o agendamento é feito por telefone.

- Atendimento odontológico: Os serviços oferecidos pela Faculdade de Odontologia (Goiânia) são conveniados à Secretaria Municipal de Saúde, possuindo atendimento  de urgência para qualquer pessoa. Telefone (62) 3209-6068. Maiores informações www.odonto.ufg.br.

 

Na Regional Catalão

A Coordenação de Assuntos da Comunidade Universitária (CCOM) é o órgão responsável pelo desenvolvimento de Programas Sociais da UFG – Regional Catalão, voltado às necessidades da comunidade universitária. Maiores informações Bloco Administrativo, 2o Piso.

- Serviço de Atendimento Psicológico: Atende alunos e servidores da comunidade universitária com o objetivo de proporcionar à comunidade universitária um espaço de escuta, acolhimento e orientação psicológica são realizados atendimentos psicológicos que se configuram em caráter de orientação com vistas à definição de procedimentos e encaminhamentos necessários e possíveis em cada caso. Maiores informações na sala 104 do Bloco Administrativo.

 - Serviço de Nutrição: Presta assistência alimentar e nutricional à comunidade universitária como forma de apoiar às condições de vida e trabalho na instituição. Atualmente a equipe é composta por um nutricionista e recebe estudantes do Bacharelado em Nutrição e áreas afins para estágio. Maiores informações na sala 101 do Bloco Administrativo.

- Serviço social: O profissional de Serviço Social intervém nas expressões da questão social que se materializam por meio das desigualdades econômicas, sociais, políticas e culturais dos estudantes. Para tanto, o Assistente Social realiza estudos e pesquisas socioeconômicas com os estudantes para conhecer e avaliar a realidade para a inserção no Programa de Assistência Social de Permanência na UFG. Maiores informações na sala 102 do Bloco Administrativo.

 

Na Regional Jataí

- Serviço de Apoio Psicológico e Psicopedagógico (SAPP) - Este importante serviço proporciona atendimento psicológico e psicopedagógico aos discentes que apresentam indicadores de dificuldades emocionais, de integração social e de aprendizagem. Aos docentes oferece orientações educacionais relacionadas aos aspectos de ensino-aprendizagem e acompanhamento psicológico breve. Todo o trabalho é realizado resguardando os atendidos com o sigilo e os princípios éticos. O SAPP é oferecido no Campus Jatobá, bloco 5, sala 26

- Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) - O Serviço de Psicologia Aplicada é uma extensão do curso de Psicologia, que tem como objetivo a prestação de serviços psicológicos à comunidade jataiense e a formação acadêmica dos estudantes da UFG. Os serviços ofertados atendem demandas clínicas, de orientação, sociais, educacionais e organizacionais, e são realizados por estagiários do curso de Psicologia, supervisionados diretamente por professores psicólogos habilitados. A supervisão garante o cumprimento das normas éticas estabelecidas para a atuação em Psicologia e zela pela qualidade do serviço prestado. Mais informações: na Rua Dorival de Carvalho, n.1643. Centro (próximo à Praça Lambari).ou no endereço  https://psicologia.jatai.ufg.br/p/4185-servico-de-psicologia-aplicada-spa 

- Serviço social - Coordenação de Assuntos da Comunidade Universitária  (CCOM) - É um órgão responsável pelo desenvolvimento de Programas Sociais da UFG – Regional Jataí, voltado às necessidades daqueles que nela estudam. Oferece atendimento à comunidade universitária através de cadastro social dos alunos que apresentam pedido de inclusão nos programas de assistência estudantil e acompanhamento dos alunos inseridos nestes programas. Mais informações: Campus Jatobá, sala 25 ou no endereço https://ccom.jatai.ufg.br/ ou assessoriaestudantilcaj@gmail.com

 

  • Cultura, lazer e esporte

Aproveite as oportunidades que a UFG lhe oferece:

- Na Regional Jataí, o curso de Educação Física oferece atividades esportivas variadas gratuitas a toda a comunidade acadêmica no Núcleo de Práticas Corporais (NPC), no Câmpus Jatobá. Os objetivos dos projetos desenvolvidos no NPC são proporcionar a prática de atividade física na modalidade ginástica de academia para a comunidade acadêmica.

- Música no Câmpu, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), em parceria com o SESC, acontece no Centro de Eventos Ricardo Bufáiçal, no Câmpus Samambaia. Nestas ocasiões, músicos consagrados pela crítica apresentam-se para a comunidade universitária por preços acessíveis; 

- Cine UFG, espaço de projeções de filmes alternativos, comerciais e festivais, que funciona na Faculdade de Letras (Câmpus Samambaia);

- TV UFG, emissora pública, educativa e cultural, transmitida na TV aberta (14 UHF), abrangendo a Região Metropolitana de Goiânia;

- Radio Universitária da UFG (870 AM), veículo de política educacional, científica e cultural;

- Centro de Esportes no Câmpus Samambaia, que conta com moderna academia e quadra poliesportiva, é um espaço para toda a comunidade acadêmica;

- Galeria da Faculdade de Artes Visuais (FAV), uma das mais importantes galerias universitárias do País, atua como laboratório estético que promove o diálogo entre a FAV, outras instituições de ensino e a comunidade em geral. Funciona no Câmpus Samambaia.

- Centro Cultural UFG, situado à Praça Universitária, apresenta programação dedicada a exibições de artes visuais, teatro, dança, música, performances, eventos literários e ações educacionais em arte.

Outros espaços da UFG são destinados à difusão do conhecimento científico para comunidade em geral, como o Planetário (www.planetario.ufg.br) e o Museu Antropológico (www.museu.ufg.br), que são abertos ao público em geral.

Listar Todas Voltar