Programa de Mobilidade Estudantil - PME

Página atualizada em abril de 2022.

Página da Mobilidade Nacional da UFG

Orientações Planilha PME

Fluxo PME estudante UFG

Fluxo PME estudante externo à UFG

Sobre o PME-Andifes:

O PME é resultante de um convênio celebrado entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), com vistas à propiciar aos estudantes da UFG, regularmente matriculados, a possibilidade de estudar em outra IFES por um período de dois semestres letivos.

Para participar do Programa de Mobilidade o estudante deve ter concluído pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso de origem e ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.

Datas Mobilidade 2022:

Procedimentos para estudantes da UFG:

1º Passo - Realizar a leitura da tabela e verificar se atende aos requisitos: Orientações Planilha PME

2º Passo - Realizar a leitura do fluxo: Fluxo PME estudante UFG

3º Passo - Elaborar junto ao coordenador/a do curso um plano de estudos para o período desejado para realização da mobilidade estudantil. O coordenador deverá verificar a compatibilidade das disciplinas solicitadas para posterior aproveitamento.

4º Passo - Criar uma senha de acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), conforme tutoriais abaixo.

5º Passo -A Coordenação de curso, conforme determinações internas, junto ao estudante (que deve se cadastrar no SEI conforme tutoriais abaixo); realizam o Peticionamento Eletrônico no SEI. Preenchem os itens do formulário após a apresentação dos documentos, pelo estudante, anexando o Histórico obtido por meio do SIGAA, os documentos pessoais (Carteira de Identidade - RG, CPF e Título de Eleitor) e a Certidão de Ata do Conselho Diretor.

Atendido os critérios do Convênio PME, o processo será encaminhado à Instituição de destino para análise da solicitação de mobilidade.

Sugerimos a leitura e pesquisa de informações adicionais no site da Coordenação de Mobilidade da IES para onde pretende Mobilidade, pois algumas fazem exigências adicionais que podem nos ser solicitadas após o envio da documentação, e eventualmente o aumento dos prazos gerados por esse evento pode até mesmo inviabilizar a solicitação da Mobilidade.

TUTORIAIS SEI:

Tutorial - Realizar cadastro – Ambiente de acessos externo do SEI estudantes UFG - Graduação - Vídeo

Tutorial - Como realizar o Peticionamento - Parte 1 - Vídeo

Tutorial - Como realizar o Peticionamento - Parte 2 - Vídeo

Tutorial - Como realizar o Peticionamento - PDF

Procedimentos para estudanes de outras Instituições de Ensino Superior:

1. Realizar a leitura da tabela: Orientações Planilha PME
  2. Realizar a leitura do fluxo: Fluxo PME estudante externo à UFG
  3. O estudante deve procurar o Departamento/Coordenação de Mobilidade de sua Instituição para se informar dos procedimentos, prazos e outros.
  4. Documentos necessários a ser enviados via e-mail, ESTUDANTES DE IES EXTERNA à UFG: Ofício da IES de origem (que solicita Mobilidade para o estudante); e também Formulário de Solicitação de Mobilidade, Histórico , RG, CPF, Título eleitoral e Ficha de Cadastro para o Sigaa.
  5. Todo o contato sobre a mobilidade é feito pela Coordenação de Mobilidade da IES de origem com a Coordenação de Mobilidade da UFG.

6. Quando da resposta sobre o pedido, após ser analisado na UFG, enviaremos resposta à Coordenação de Mobilidade da IES de origem para que possam informar ao estudante, com eventual cópia para a ciência do estudante.

7. Sobre o Ofício, é necessário conter:

1. Identificação (com nome, cargo, e-mail e telefone do responsável pela Mobilidade na IES de origem)

2. Destinatário (Coordenação de Mobilidade na UFG)

3. O pedido para que o estudante possa realizar a mobilidade.

4. Menção ao Convênio Andifes, que trata da Mobilidade (http://www.andifes.org.br/institucional/mobilidade-academica/)

5. O curso do estudante e o curso para o qual pretende a mobilidade na UFG (algumas vezes pode haver cursos semelhantes ou com algumas distinções nos nomes, é preciso deixar claro)

6. Identifcação ( nome, cpf, curso do estudante)

7. Compromisso de que o estudante atende aos requisitos para a mobilidade (Convenio de Mobilidade Andifes 2011; cláusula segunda, parágrafo primeiro).

Legislação do PME:

Convenio de Mobilidade Andifes 2011 Convênio PME

Portal ANDIFES

Formulários para preenchimento eletrônico (não manuscrito).

Modelo de Plano de Estudo para preenchimento junto ao Coordenador(a) do Curso antes de realizar o Peticionamento Eletrônico – Estudantes da UFG. Preenchimento eletrônico.

Pedido de Prorrogação de Participação no Programa de Mobilidade Estudantil (PME) – Estudantes da UFG. Fazer preenchimento eletrônico.

Formulário de Solicitação de Mobilidade: Pedido de Participação em Mobilidade de Estudante externo para a UFG, Fazer preenchimento eletrônico.

Pedido de Prorrogação de Participação no Programa de Mobilidade Estudantil (PME) – Estudantes de outras IFES. Preenchimento eletrônico.

Formulário de Cadastro para o Sigaa - Estudantes de outras IFES aprovados na UFG. Ficha de Cadastro para Sigaa. Preenchimento eletrônico.

Heloísio Caetano Mendes

Coordenador de Mobilidade Acadêmica