Tutoriais - Oferta de Turmas

 

  1. Para entender a oferta de turma

    A Oferta de turma está normatizada pelos artigos 43 e 44 do Regulamento Geral de Cursos (RGCG) e compreende os seguintes conceitos:

    Turma Agrupadora: são turmas de um mesmo componente curricular que possui carga horária teórica e prática, sendo coincidentes somente os horários das aulas teóricas. 

    Turma Condensada: são turmas em que o período da oferta pode ser menor que o semestre letivo. 

    Turma Conjugada: são turmas de componentes distintos ofertadas com o mesmo dia/horário/local, e que permite vincular o mesmo docente nessas turmas, mesmo havendo o conflito de horário.   

    Turma Com Horário Flexível: são turmas de componentes que podem ter seu período do semestre letivo dividido em períodos menores e consecutivos, com diferentes horários cadastrados.   

    Turma Com Horário Flexível para o Docente: são turmas de componentes que permitem vincular o docente apenas em parte dos horários cadastrados.

     

  2. Selecionar o componente para ofertar

    No portal da Coordenação de Curso, faça o caminho 'Turmas > Ofertar Turma', conforme tela 1:
    oferta-turma-tela-1
    Tela 1

    A tela seguinte exibirá, por padrão, todos os componentes das matrizes do curso sob sua gestão. Outras opções estão disponíveis na caixa de seleção 1: todas as matrizes, componentes NL ou matriz específica. Após filtrar a opção desejada, escolha um componente para ofertar uma turma, clicando no botão “Selecionar Componente” 2, conforme tela 2:

    oferta-turma-tela-2
    Tela 2
  3. Iniciar a oferta

    Na primeira tela da oferta, preencha os campos e escolha as opções nas caixas de seleção, conforme tela 3:
    oferta-turma-tela-3
    Tela 3

    1 Tipo da Turma

    Exibe os tipos de turmas que podem ser ofertadas na UFG:
    • Regular – refere-se às turmas ofertadas nos semestres letivos. Exemplo: 2021-1, 2021-2;
    • Inverno/Verão – refere-se às turmas ofertadas nos períodos entre semestres letivos, conhecidos como inverno ou verão. Exemplo: 2021-3, 2021-4.
    • Ensino individual – não se aplica na UFG.

    2 Modalidade

    Indica, por padrão, a modalidade do curso responsável pela oferta. Se o curso é EaD, este campo será exibido a opção 'à distância'. Se o curso é presencial, o campo exibirá 'presencial. Mas também possibilita cursos presenciais a ofertarem turma à distância. Basta que o componente a ser ofertado seja configurado com carga horária EaD. Neste caso, o campo exibirá as duas opções para escolha do usuário.  

    3 Curso Responsável pela Oferta

    Exibe uma listagem dos cursos que podem ser associados à turma, sendo necessária a escolha de um deles como responsável pela oferta.

    4 Ano-Período

    O ano-período da oferta deve ser preenchido de acordo com o Tipo da Turma. Se o tipo for ‘regular’, o ano-período deve ser 2021-1 ou 2021-2; se o tipo for ‘inverno/verão’, o ano-período deve ser 2021-3 ou 2021-4.

    5 Campus

    Exibe opções dos campi da UFG, sendo necessário escolher o campus correspondente ao local onde serão ministradas as aulas.

    6 Total de Vagas

    Compreende todas as vagas que serão oferecidas na turma, incluindo as disponibilizadas para NL.

    7 Vagas Disponíveis para NL (Núcleo Livre)

    Correspondem às vagas da turma que serão disponibilizadas como Núcleo Livre ainda no período de solicitação de matrícula. O número de vagas para NL é contabilizado no total de vagas da turma.

    8 Formato das Aulas

    Exige a definição de como serão as aulas na turma ofertada: se presencial, híbrida ou remota. 

    9 Impedir Matrícula On-line

    Exige a marcação de uma das opções (sim ou não). A escolha pelo ‘sim’ impede que a turma fique visível para os discentes no momento de solicitação de matrícula. A escolha pelo ‘não’ indica que a turma ficará disponível para os discentes solicitarem vaga. Caso a turma seja destinada aos estudantes calouros, é necessário que esteja impedida (opção ‘sim’).

    10 Impedir Liberação de Vagas como NL

    Exige a marcação de uma das opções (sim ou não), embora sem efeito no momento da solicitação de matrícula. Possui aplicabilidade somente no momento do acréscimo, quando qualquer discente consegue solicitar vaga na turma. Todas as solicitações serão listadas para a análise do Coordenador, porém se a turma estiver marcada como impedida (sim), impossibilita o coordenador de deferir a solicitação de acréscimo ao estudante que pretende cursá-la como NL. 

    11 e 12 Início / Fim

    Corresponde ao período das aulas da turma ofertada. Estes campos são automaticamente preenchidos de acordo com a escolha do Ano-Período. Tais datas podem ser alteradas, desde que a data de início seja posterior à data pré-preenchida e data de término seja anterior ao que foi pré-preenchido.

    13 Matriz

    Exibe todas as matrizes associadas ao componente que está sendo ofertado. O usuário pode selecionar uma ou todas as matrizes exibidas, sendo necessário vincular uma a uma à oferta. 

    14 Deseja reservar vagas?

    Permite reservar vagas para a matriz selecionada. Para isto, basta marcar o botão ‘Sim’ logo após a escolha da matriz que a tela exibirá um campo para ser preenchido com o número de vagas que deseja reservar para a matriz selecionada. Este valor não pode ser superior ao total de vagas.

    15 Adicionar Oferta para a Matriz

    Insere a matriz selecionada juntamente com a reserva (ou não) de vagas para a oferta. No momento da solicitação da matrícula, somente os estudantes vinculados às matrizes adicionadas conseguirão visualizar a turma.

    16 Matriz equivalente

    Exibe todas as matrizes que possuem algum componente equivalente ao componente que está sendo ofertado. A inclusão de matriz equivalente na oferta permite aos estudantes dessa matriz pleitearem vaga na turma no período de solicitação de matrícula e/ou no período de acréscimo.
    oferta-turma-tela-4
    Tela 4: Matrizes equivalentes adicionadas à oferta

    17 Próximo Passo >>

    Após o preenchimento de todos os dados necessários para a oferta, clique nesse botão para avançar para a próxima tela da oferta.
  4. Selecionar Dia e Horários

    Destina-se à marcação dos dias e horários das aulas semanais. Cada horário marcado equivale a uma hora/aula da carga horária total do componente.
    Exemplos: componente de 32h -> marcar 2 horários; componente de 48h -> marcar 3 horários. E assim, sucessivamente.

    A marcação do horário pode ser feita também no campo ‘Expressão de Horário’. Neste caso, é necessário que o usuário escreva a expressão desejada (no limite de 20 caracteres) e clique em ‘Atualizar Grade de Horários’. Exemplo: aula nos dois primeiros horários noturnos da 5ª feira -> deve-se digitar ‘5N12’ e clicar no botão ‘Atualizar’, para que a expressão marque os horários automaticamente.


    oferta-turma-tela-5
    Tela 5 - Grade de Horários
    • Turmas com flexibilidade de horário:

      Exige a indicação do período da oferta para qual será aplicado um determinado horário/dia da semana [1]. Para cada horário indicado [2], é necessário adicionar [3], de modo que para cada período de aulas definido pelo usuário fique associado a uma determinado horário e dias da semana [4].
      A oferta com horário flexível também pode ser feita utilizando o campo ‘Expressão de Horário’.
      Este tipo de oferta requer que o componente esteja configurado para ofertas com horário flexível. 
      oferta-turma-tela-6
      Tela 6: Oferta de turma com flexibilidade de horários
  5. Vincular Docente(s)

    O passo seguinte da oferta é a vinculação de docente com respectiva carga horária na turma. Após selecionar o docente e informar sua carga horária, clique em ‘Adicionar’. A carga horária inserida não pode ser superior à carga horária teórica/prática do componente.
    É possível vincular dois ou mais docentes na mesma turma, desde que a carga horária do componente seja dividida entre eles, salvo caso previsto no artigo 44 do RGCG.
    No decorrer do semestre letivo, a carga horária atribuída ao docente pode ser alterada, caso a turma esteja aberta. O docente pode também ser desvinculado da turma, desde que não tenha sido avaliado.
    Vale lembrar que o vice-diretor da unidade acadêmica ou o vice-chefe da unidade acadêmica especial pode vincular qualquer docente da UFG na turma de componentes pertencentes à unidade do vice-diretor ou vice-chefe.
    oferta-turma-tela-7
    Tela 7
  6. Definir Local das aulas

    Toda turma ofertada deve ter o local devidamente informado. O local das aulas pode ser informado diretamente pelo usuário ou solicitado, quando requer distribuição de salas.
    oferta-turma-tela-8
    Tela 8

    1 Local

    Deverá ser preenchido quando o local não for espaço gerido pelo Sistema de Distribuição de Salas (SiDS).
    oferta-turma-tela-9
    Tela 9

    2 Solicitar Local

    Destinado para as aulas de turmas que necessitam de espaços geridos pelo SiDS ou quando o usuário achar necessário indicar quais aulas serão presenciais ou remotas, quando tratar-se de turmas com atividades híbridas. 
    Ao selecionar este campo, a tela é expandida, permitindo ao usuário realizar a solicitação de local das aulas, conforme tela 10:
    oferta-turma-tela-10
    Tela 10

    Conjugar

    Funcionalidade que se aplica a turmas de componentes que possuem o mesmo dia/horário e docentes e que serão realizadas no mesmo local.
    Somente após o cadastro de 2 ou mais turmas nestas iguais condições, é possível conjugá-las.

    1 Não - Não será necessária a conjugação.

    2 Sim - Será exibida uma lista de seleção para que o usuário escolha qual oferta deverá receber a conjugação. A caixa de listagem exibirá as turmas já ofertadas com solicitação de local e que possuam as seguintes condições:
    • ter a mesma expressão de horário;
    • ser da mesma unidade do componente ou da mesma unidade do curso responsável pela oferta;
    • não ser uma turma que já foi conjugada a outra.
    oferta-turma-tela-11
    Tela 11
    Ao selecionar uma das opções de turma, o sistema irá realizar a conjugação das mesmas e os campos de Grupo, Horários e Salas, e Dados serão preenchidos com os mesmos dados da turma selecionada para conjugação, não podendo ser editados. Dessa forma, o sistema solicitará uma reserva de sala somando as vagas das turmas que estão conjugadas.

    Dados do Grupo 3 e Turmas do Grupo 4, respectivamente

    Define-se GRUPO como um conjunto de turmas que devem ser distribuídas em espaços físicos próximos ou no mesmo local (quando possível), de forma que os discentes participantes dessas turmas não tenham que fazer deslocamentos ou fazer pequenos deslocamentos entre uma aula e outra.
    A identidade do grupo é definida em Dados do Grupo 3 e consiste no agrupamento do nome do grupo e do período, ou seja, ambos os campos deverão ser preenchidos caso o coordenador(a) tenha escolhido não conjugar turmas 1.
    O campo Turmas do Grupo 4 carrega todas as turmas que fazem parte do mesmo grupo informado em Dados do Grupo 3, conforme tela 12:
    oferta-turma-tela-12
    Tela 12

    5 Dia

    Exibe linearmente, os dias da semana da turma.

    6 Horário

    Exibe linearmente, o horário para cada dia da semana definido na turma. 

    7 Prédio solicitado

    Exige a definição do espaço para cada dia da semana e horário definido na turma. O preenchimento permite a replicação de informações repetidas, conforme tela 13:
    oferta-turma-tela-13
    Tela 13

    8 Tipo

    Selecione o tipo de espaço desejado
    oferta-turma-tela-14
    Tela 14
    Caso o espaço solicitado seja “Sala própria” ou 'Aulas remotas', o Tipo deverá ser digitado pelo usuário, conforme ilustrado na Tela 15
    oferta-turma-tela-15
    Tela 15

    9 Local

    Exibe o texto de acordo com as informações preenchidas pelo usuário. Para espaços geridas pelo SIDS e que não passaram pela distribuição, a informação exibida será “Não Distribuída”. Quando for espaço próprio da unidade ou após a distribuição, este campo exibe/exibirá a informação da coluna 'Tipo'. 

    10 Bloco Dados

    Define informações que serão analisadas pelo distribuidor de salas por meio do SiDS, auxiliando-o na definição de prioridades na alocação dos espaços. 
    oferta-turma-tela-16
    Tela 16

    Exemplos de turma conjugada - criando a turma “Mãe”

    oferta-turma-tela-17
    Tela 17

    Turma conjugada - criando turma 'Filha'

    oferta-turma-tela-18
    Tela 18
    Perceba que ao selecionar a turma para conjugar (mãe), os demais campos de local são replicados da turma mãe e ficam desabilitados para edição.
    Em “Turmas do Grupo”, as turmas conjugadas à turma mãe são posicionadas com recuo à frente, e a turma mãe fica com o total de vagas acrescido das vagas das turmas “filhas”.
  7. Finalizar a oferta

    Para finalizar a oferta, confira o resumo da oferta e clique em Cadastrar, conforme tela 19:
    oferta-turma-tela-19
    Tela 19

    Listagem das turmas ofertadas

    oferta-turma-tela-20
    Tela 20