Analisar solicitação de aproveitamento via SIGAA

1. Visão Geral

Funcionalidade que possibilita ao Coordenador de curso analisar solicitações de aproveitamento de componentes cursados pelo estudante, requeridas via Portal do Discente, nas seguintes situações:
    • quando o componente foi cursado como Núcleo Livre (NL) no atual vínculo e pode ser aproveitado como Núcleo Comum ou Específico;
    • quando o componente foi cursado em outro vínculo da graduação e pode ser aproveitado como Núcleo Comum (NC), Núcleo Específico (NE) ou Núcleo Livre (NL).
  2. Como acessar?

No Portal da Coordenação de Curso, siga um dos caminhos a seguir:
    1. Caminho 1 -> na tela inicial, basta selecionar o discente listado no painel "Solicitações de Aproveitamento de Disciplinas Pendentes".
      Painel exibido na tela inicial do portal com as solicitações de aproveitamento pendentes
      Tela 01
    2. Caminho 2 -> Menu: Aluno > Aproveitamento de Componente Curricular > Analisar as solicitações de aproveitamento.
      Listagem mais detalhada das solicitações de aproveitamento pendentes
      Tela 02
  3. Tela principal de análise

Esta tela exibe todas as solicitações feitas pelo estudante e consiste nas seguintes seções:
    • Seção 1: Origem e destino do aproveitamento

O1 Componentes Solicitados: Lista todos os componentes solicitados pelo(a) discente, ainda pendentes de atendimento.

D1 Componentes do Currículo Atual: Lista os componentes curriculares da matriz de vínculo atual do discente, passíveis de aproveitamento.

• Seção 2: Prévia do aproveitamento

O2 Prévia do Aproveitamento: Visualização simulada de como ficará o aproveitamento, além de permitir a edição de detalhes como o ano-período.

D2 Aproveitamentos Adicionados: Lista um ou mais aproveitamentos analisados e prontos para serem efetivados.

• Seção 3: Aproveitamentos adicionados

Tela de atendimento, com indicadores enumerados
    Tela 03

O fluxo de análise consiste em:

O1 Adicionar componente que será a origem do aproveitamento;

D1 Adicionar componente que será o destino do aproveitamento;

O2 Conferir o componente de origem adicionado;

D2 Preencher demais dados solicitados na Prévia do Aproveitamento e clicar no botão Adicionar;

O3 e D3 Conferir os aproveitamentos adicionados e clique no botão Aproveitar;

Se necessário fazer alteração, basta clicar no ícone Editar na seção Aproveitamento Adicionado, para retornar ao passo O1 e D1;

4. Passo a passo da análise

1. Para aproveitar componente de currículo antigo:
      1. Verifique se os componentes solicitados podem ser aproveitados para NC ou NE;
      2. Insira, no mínimo, um componente de origem e um de destino (O1 e D1), clicando nos respectivos botões de Inserir Componente
      3. Os componentes inseridos irão para a prévia do aproveitamento, onde é possível aproveitar n disciplinas para n disciplinas, conforme imagem a seguir:
        Recorte da prévia do aproveitamento contendo duas disciplinas a serem aproveitadas para uma
        Tela 04

Atenção: o campo % CH ficará verde quando a carga horária atender aos critérios do RGCG

2. Para aproveitar Núcleo Livre:
      1. Clique no botão NL (O1) que o sistema irá lançar diretamente em Aproveitamentos Adicionados (03/D3).
        Recorte dos Aproveitamentos Adicionados logo após o usuário clicar no botão NL
        Tela 05
  5. Adicionar Aproveitamento

Revise a prévia do aproveitamento e clique em Adicionar. Os componentes irão para Aproveitamentos Adicionados (3)
    Recorte dos Aproveitamentos adicionados após clique no botão adicionar, da prévia do aproveitamento
    Tela 06
  6. Editar Aproveitamento

Se for necessário alterar o aproveitamento adicionado, basta clicar no ícone Editar que os dados retornarão à Prévia do Aproveitamento. Neste caso, é necessário refazer o fluxo.
  7. Negar Solicitação

Se a análise da solicitação resultar em indeferimento, clique no botão X e em seguida confirme a operação. O componente será removido da listagem e o estudante irá visualizar a negativa da solicitação.
    Recorte da tela de confirmação da ação de negar a solicitação para determinado componente
    Tela 07
  8. Finalizar Aproveitamentos

Confira todos os aproveitamentos na listagem "Aproveitamentos Adicionados" (3), pois a confirmação executará toda análise feita.
  9. Consultar Aproveitamentos

Consulte os aproveitamentos analisados por meio do menu: Aluno > Aproveitamento de Componente Curricular > Consultar Aproveitamentos.

Nesta tela também é possível remover aproveitamentos.

Tela listando os aproveitamentos realizados pelo(a) coordenador(a)
    Tela 08
    Visualização dos detalhes do aproveitamento analisado
    Tela 09