Tutoriais - Estágio não obrigatório: Primeiros Passos

O Estágio não obrigatório utiliza o Sistema Eletrônico de Informações (SEI)/UFG.

Antes de abrir o processo SEI, o DISCENTE deve realizar as ações abaixo:

1. 1ª passo: verificar período mínimo do curso para realização de estágio não obrigatório; (A Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD/UFG orienta que não sejam incluídas nos regulamentos de estágio dos órgãos e unidades acadêmicas da Universidade exigências não previstas na Lei n. 11.788/2008, salvo se devidamente fundamentadas e com respeito às balizas fixadas pela legislação que rege a matéria, dentro da autonomia universitária garantida no art. 207 da Constituição Federal de 1988. Particularmente, a PROGRAD orienta que não seja imposta pelas unidades e órgãos quantidade mínima de disciplinas cursadas pelo estudante, integralização de determinada carga horária ou rendimento acadêmico específico como requisito à prática de estágio não obrigatório.)
  2. 2ª passo: verificar com a Coordenação de estágio do seu curso quem será seu professor(a) orientador(a).X

Coordenações de estágio dos cursos

3. 3ª passo: Cadastrar-se no SEI, obrigatório para o primeiro acesso no SEI.X

Cadastro do discente no SEI como Usuário Externo - Primeiro Acesso

1. Clicar em SEI/UFG para acessar o ambiente SEI
      1 Clique em “Esqueci minha senha”, conforme Tela 1:
      e-n-o-pp-tela-1
      Tela 1
    2. Gerar sua senha (se for o primeiro acesso no SEI)
      1 Inserir o e-mail cadastrado no ato da matrícula e clicar em 2 “Gerar nova senha”, conforme Tela 2:
      e-n-o-pp-tela-2
      Tela 2
      Um e-mail automático é disparado para a conta cadastrada. Verifique em sua caixa de spam, se for o caso.
    3. Verifique no e-mail cadastrado no ato da matrícula as informações para prosseguir com o cadastro no SEI.

Com o cadastro realizado, com o e-mail e senha, você poderá acessar o SEI/UFG e abrir um novo processo do tipo Estágio não Obrigatório ou acompanhar um processo já aberto.

Veja se cumpriu todas as ações de “Antes de abrir o processo SEI”.

4. 4ª passo: verificar se o supervisor da empresa concedente tem cadastro no SEI/UFG. Caso não tenha, o discente deve solicitar que ele realize o cadastro (Cadastro usuário externo);
  5. 5ª passo: se o convênio da empresa for direto com UFG, verificar se o(a) representante da empresa concedente tem cadastro no SEI/UFG. Caso não tenha, o discente deve solicitar que ele realize o cadastro (Cadastro usuário externo);
  6. 6ª passo: conferir informações sobre assinatura de documentos e/ou contratos de estágio.X

Informações sobre assinatura em documentos e/ou contratos de estágio

A Central de Estágios não assina documentos ou contratos de estágio nos seguintes casos:

1. Discentes com pendências na entrega de Relatórios de Atividades de estágio;
    2. Documentos com a data de início retroativa;
    3. Documentos em desacordo com a legislação ou Projeto Pedagógico do curso a que pertence o estudante.
    • A Central de Estágios é sempre a última a assinar o Termo de Compromisso de Estágio.
    • A Central de Estágios necessita do prazo de (*) dias úteis para analisar, registrar e assinar a documentação de estágio curricular não obrigatório.
    • Os e-mails são respondidos por ordem de chegada, o prazo para resposta depende do volume da demanda.
  7. Dúvidas entrar em contato, via e-mail: centraldeestagios.prograd@ufg.br (com nome completo, número do processo SEI, número de matrícula) ou no plantão de atendimento pelo Google Meet, confira o horário na página da Central de Estágios;