Enade - Anos anteriores

ENADE 2022

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFG torna público as informações relativas ao ENADE 2022.

O Edital n. 51, de 24 de julho de 2022, sobre Enade 2022 já foi publicado e pode ser acessado no site: https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-n-51-de-24-de-junho-de-2022-
410569759

A prova será realizada no dia 27 de novembro de 2022. Antes disso, será necessário que o estudante preencha o Questionário do estudante, quesito obrigatório para, inclusive,
obter informações sobre a prova. Esse preenchimento deverá ocorrer do dia 1º de setembro a 26 de novembro de 2022 no Sistema Enade. Confira Edital.

Serão avaliados os estudantes de cursos vinculados às seguintes áreas de avaliação:
I - áreas relativas ao grau de bacharelado:
a) administração (Goiânia e Goiás)
c) ciências Contábeis (Goiânia)
d) ciências Econômicas (Goiânia)
e) comunicação Social (Jornalismo) (Goiânia)
f) comunicação Social (Publicidade e Propaganda) (Goiânia)
g) direito (Goiânia e Goiás)
h) psicologia (Goiânia)
i) relações Internacionais (Goiânia)
k) serviço Social (Goiás)

A Legislação sobre o Enade 2022 está disponibilizada no site:

ENADE 2021

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFG torna público as informações relativas ao ENADE 2021.

Sinaes

Criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes: a avaliação das Instituições de Educação Superior (IES), dos cursos de graduação e do rendimento dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O Sinaes avalia os aspectos referentes ao ensino, à pesquisa, à extensão, à responsabilidade social, ao desempenho dos alunos, à gestão da instituição, ao corpo docente, às instalações, entre outros.

Enade

Visa aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, suas habilidades no que se refere às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. Realizada por meio da aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE.
Aplicado periodicamente a estudantes das áreas selecionadas a cada ano, garantida uma nova aplicação em tais áreas em um prazo máximo de três anos.
 Em 2017, o ENADE será censitário (serão inscritos todos ingressantes e todos concluintes).

Constitui-se componente curricular obrigatório dos cursos de graduação.

O Enade 2021 será realizado no dia 14/11/2021 e é regulamentado pela Portaria Normativa nº 494 de 08 de julho de 2021, e pelo EDITAL No 36, DE 12 DE JULHO DE 2021 que determina que sejam avaliados os estudantes dos cursos que:

I - áreas relativas ao grau de licenciatura:

a) Artes Visuais;

b) Ciência da Computação;

c) Ciências Biológicas;

d) Ciências Sociais;

e) Educação Física;

f) Filosofia;

g) Física;

h) Geografia;

i) História;

j) Letras - Inglês;

k) Letras - Português;

l) Letras - Português e Espanhol;

m) Letras - Português e Inglês;

n) Matemática;

o) Música;

p) Pedagogia; e

q) Química;

II - áreas relativas ao grau de bacharel:

a) Ciência da Computação;

b) Ciências Biológicas;

c) Ciências Sociais;

d) Design;

e) Educação Física;

f) Filosofia;

g) Geografia;

h) História;

i) Química; e

j) Sistemas de Informação.

Legislação Enade 2021:

Dúvidas e esclarecimentos na UFG (disponível aos coordenadores de curso):

Prograd

• Prof. Andre Henrique Freiria Oliveira / PROGRAD- 3521 1797 - cca.prograd@ufg.br

• Fábio Lopes de Oliveira / PROGRAD- 3521 1797 - cca.prograd@ufg.br

Prodirh

• Hugo Ginu / PRODIRH - 3521-1323 - cii.secplan@ufg.br

(Procurador Educacional Institucional - PI)
  • Dúvidas e esclarecimentos na UFG (disponível aos alunos): procurar a coordenação de seu curso.

ENADE 2017

O Enade 2017 será realizado no dia 26/11/2017 e é regulamentado pela Portaria Normativa nº 08 de 26 de abril de 2017, e pelo EDITAL No 26, DE 16 DE JUNHO DE 2017 que determina que sejam avaliados os estudantes dos cursos que:

Bacharel nas áreas de:

• Arquitetura e Urbanismo;
  • Engenharia Ambiental;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia de Alimentos;
  • Engenharia de Computação;
  • Engenharia de Controle e Automação;
  • Engenharia de Produção;
  • Engenharia Elétrica;
  • Engenharia Florestal;
  • Engenharia Mecânica;
  • Engenharia Química;
  • Engenharia;
  • Sistema de Informação.

Bacharel ou licenciatura nas áreas de:

• Ciência da Computação;
  • Ciências Biológicas;
  • Ciências Sociais;
  • Filosofia;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Letras - Português;
  • Matemática;
  • Química.

Licenciatura nas áreas de:

• Artes Visuais;
  • Educação Física;
  • Letras - Português e Espanhol;
  • Letras - Português e Inglês;
  • Letras - Inglês;
  • Música;
  • Pedagogia.

Legislação Enade 2017:

Dúvidas e esclarecimentos na UFG (disponível aos coordenadores de curso):

Prograd

• Prof. Leandro Luís Galdino de Oliveira / PROGRAD- 3521 1797 - cca.prograd@ufg.br

• Horácio Cardoso Barreto / PROGRAD- 3521 1797 - cca.prograd@ufg.br

Prodirh

• Pedro Cruz / PRODIRH - 3521-1323 - pedrocruz@ufg.br

(Procurador Educacional Institucional - PI)
  • Dúvidas e esclarecimentos na UFG (disponível aos alunos): procurar @ coordenador@ do curso.