Programas de Mobilidade Acadêmica (Mobilidade Presencial)

Página atualizada em abril de 2022.

A Mobilidade:

A Mobilidade Acadêmica permite que discentes da graduação cursem componentes curriculares de seu curso em instituição ou regional diferente daquela onde cursa a graduação.

Para solicitar Mobilidade o estudante deve ler todas as instruções contidas nesta página e na página especifica do programa no qual tem interesse (PME, PMI ou PMIPES).

ATENÇÃO:

Os Programas de Mobilidade da UFG (PME, PMI e PMIPES), presenciais, são distintas do programa Promover (Mobilidade Virtual em Rede IFES), que é um programa distinto (processo seletivo para cursar disciplinas/componentes nos cursos de graduação para estudantes regulares das IES participantes), tire suas dúvidas sobre o Promover em: https://prograd.ufg.br/p/36779-programa-de-mobilidade-virtual-em-rede-ifes que atende via o e-mail promover.ifes@ufg.br.

Outro ponto importante é que a Mobilidade não se confunde com transferência, pois têm naturezas distintas.

Pedidos de Mobilidade e de Prorrogação (Maio de 2022):

A Coordenação de Mobilidade da UFG receberá, de 1 a 20 de maio de 2022 os pedidos internos (das coordenações de curso - em acordo com as orientações de cada Programa de Mobilidade) para participação nos programas de Mobilidade PME, PMI e PMIPES. Sugerimos a leitura nos links abaixo para conhecer regras e procedimentos para a solicitação de participação.

Conforme datas dos convênios, a UFG receberá de outras Instituições de Ensino Superior (IES - externas à UFG) os pedidos de Mobilidade de 1 a 31 de maio de 2022 para os analisar.

Pedidos de Mobilidade e de Prorrogação (Outubro de 2021):

A Coordenação de Mobilidade da UFG receberá, de 1 a 20 de outubro de 2021 os pedidos internos (das coordenações de curso - em acordo com as orientações de cada programa de Mobilidade) de solicitação de participação nos programas de Mobilidade PME, PMI e PMIPES, sugerimos a leitura nos links abaixo para conhecer regras e procedimentos para a solicitação de participação.

Conforme datas dos convênios, a UFG receberá de outras Instituições de Ensino Superior (IES - externas à UFG) os pedidos de Mobilidade de 1 a 31 de outubro de 2021 para os analisar.

Orientações extraordinárias importantes:

a) Ao estudante que pretende participar da Mobilidade

b) Ao estudante que está em Mobilidade

(o ítem 'b' é especialmente importante para o estudante que recebeu aviso de exclusão durante a mobilidade)

Mobilidade - tipos e convênios:

Atualmente, a Universidade Federal de Goiás conta com três tipos de Mobilidade Acadêmica para estudantes de graduação. Confira suas informações clicando nos links abaixo:

1) Programa de Mobilidade Estudantil (PME):

Permite que estudantes de graduação cursem componentes em outra instituição, ou que estudantes de IES distinta curse componentes na UFG;

2) Programa de Mobilidade entre as Instituições de Públicas de Ensino Superior no Estado de Goiás (PMIPES):

Permite que estudantes de graduação de IES públicas do estado de Goiás cursem componentes em outra instituição pública, no Estado de Goiás;

3) Programa de Mobilidade Interna (PMI):

Permite que estudantes de graduação estudem em outra Regional da UFG.

Heloísio Caetano Mendes

Coordenador de Mobilidade Acadêmica