Biomedicina - Jataí

Sede do curso: Regional Jataí

Entrada no curso: 1º semestre de cada ano

Sobre o curso de Biomedicina

A Biomedicina é um curso de graduação que objetiva a formação do aluno voltada para a pesquisa de doenças ou de interferentes ambientais que possam afetar a saúde humana. O bacharel em biomedicina é capacitado para identificar e classificar agentes patogênicos, além de compreender causas, efeitos e mecanismos envolvidos em diversas síndromes humanas. O profissional biomédico pode ainda desenvolver ou aprimorar métodos de diagnóstico e inovações tecnológicas. O campo de trabalho envolve hospitais, laboratórios públicos ou privados, órgãos de saúde diversos, centros de pesquisa, faculdades e universidades, trabalhando em parceria com os mais diversos profissionais de saúde.
O curso de Biomedicina da UFG/Regional Jataí busca capacitar o profissional para análises clínicas laboratoriais e para a pesquisa ou área acadêmica. No campo das análises clínicas o profissional formado é capacitado para a execução e interpretação de resultados laboratoriais, cooperando com o médico no diagnóstico de enfermidades humanas. O biomédico pode também se especializar nas áreas de diagnóstico molecular, análises toxicológicas, análises forenses, diagnóstico por imagem, análise bromatológica, estética, entre outras. Além disso, o biomédico formado pela UFG/Regional Jataí também pode optar por seguir carreira acadêmica e/ou pesquisa científica..

O biomédico formado pela a UFG/Regional Jataí possui em sua matriz curricular aulas teóricas e práticas, privilegiando o contato do estudante com atividades laboratoriais. Desde a entrada no curso, o estudante é estimulado a participar de atividades como seminários, encontros acadêmicos, simpósios, congressos e cursos de formação complementar. Os dois últimos semestres são reservados para a execução do estágio curricular obrigatório e também para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso realizado em uma área específica escolhida pelo aluno. Deste modo, o curso de Biomedicina de Jataí preocupa-se em capacitar o seu estudante tanto para a área de análises clínicas, bem como estimular e capacitar o estudante para atuar na área de pesquisa científica.
Desde 2010, ano da formação de sua primeira turma, os biomédicos graduados por nossa Regional vem conquistando diferentes vagas no mercado de trabalho em laboratórios e hospitais particulares e públicos. Outra parcela dos ex-alunos tem ingressado na área de pós-graduação: cursos de especialização, mestrado e doutorado, demonstrando uma formação e capacitação generalizada do profissional formado pelo curso de Biomedicina de Jataí. Por fim, o egresso do curso de Biomedicina poderá atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde.

Clique aqui para visualizar o site do curso.