Geografia - Bacharelado - Jataí

Turno: noturno

Sede do curso: Regional Jataí

Entrada no curso: 1º semestre de cada ano

* No decorrer do curso, conforme o PPC (Projeto Pedagógico de Curso), o estudante deverá obrigatoriamente optar por grau acadêmico (bacharelado ou licenciatura)

Sobre o curso de Geografia

A Geografia é uma ciência que procura levar o aluno à compreensão da origem e da dinâmica dos processos e fenômenos responsáveis pela produção e organização do espaço. Tem como foco de estudo a distribuição, a organização, a dinâmica e a interação de elementos naturais e sociais no espaço e no tempo.
O curso de Geografia da Regional Jataí oferece dois graus distintos: Licenciatura e Bacharelado. São ofertadas 40 vagas no processo seletivo, com entrada única, sendo que o aluno deverá optar por um dos graus no ato da matrícula do 3º semestre. A duração mínima do curso é de oito semestres, realizando-se, predominantemente, no turno noturno.
Nas duas modalidades, os alunos estudam os fenômenos responsáveis pelas dinâmicas da natureza (clima, geologia, relevo, solo, vegetação, hidrografia) e da sociedade (economia, política, cultura e organização social e política), e como suas relações determinam a conformação do espaço geográfico.
O curso também aborda as tecnologias de representação cartográfica, como o uso do geoprocessamento (cartografia digital, sistemas de informações geográficas) e do sensoriamento remoto (tratamento e interpretação de imagens da superfície terrestre), tecnologias que auxiliam o processo de análise geográfica.

Profissão - Bacharel

Uma das importantes áreas de atuação do geógrafo surgiu com a questão ecológica e a legislação que obriga, por exemplo,  empresas a realizarem estudos de impactos ambientais antes de iniciarem suas obras. Para atuar, principalmente na área ambiental, o geógrafo necessita de uma outra habilidade: saber trabalhar em equipe e transitar por diferentes áreas. Quem pretende seguir carreira na Geografia precisa também ter afinidade com os trabalhos em campo.
      A profissão exige vistorias e levantamentos em solos, vegetações, rochas e rios. Para adquirir o conhecimento prático, durante a graduação o estudante terá atividades como análise de solo, rochas e água, além de análise de imagens de satélites, radares, mapas de áreas desmatadas e fotografias aéreas.
     O campo de atuação do geógrafo envolve, entre outras atividades, o reconhecimento, o levantamento, a análise e o mapeamento de aspectos socioambientais.

Clique aqui para visualizar o site do curso.