História - Licenciatura - Catalão

Turno: noturno

Duração: oito semestres (4 anos)

Sede do curso: Regional Catalão

Entrada no curso: 1º semestre de cada ano

Site do curso


* No decorrer do curso, conforme o PPC (Projeto Pedagógico de Curso), o estudante deverá obrigatoriamente optar por grau acadêmico (bacharelado ou licenciatura)

Sobre o curso de História

O curso de Licenciatura em História tem como objetivos a preparação do licenciando para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho docente, oferecendo formação teórica consistente que permita compreender de forma crítica a sociedade, a cultura e o desenvolvimento do ensino como meio de produção do conhecimento histórico e intervenção na prática social, bem como a compreensão crítica da sociedade e do papel do educador ou educadora em seus aspectos políticos, sociais, econômicos e históricos;

O curso de licenciatura em História do CAC visa, ainda, preparar o licenciando para: a compreensão do contexto educacional, capacitando-o a atuar na gestão, planejamento, execução e avaliação do processo educativo; a adoção da pesquisa como uma dimensão da formação do trabalho docente; o entendimento das relações contraditórias que permeiam o mundo do trabalho, articulando-as com a formação acadêmica, de modo a promover a inserção crítica na profissão, a autonomia intelectual e profissional e a capacidade de trabalhar interdisciplinar e coletivamente.


Profissão

Ao final do curso, os graduados e graduadas em História deverão, enquanto licenciados:

  • Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas;

  • Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;

  • Conhecer as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua inter-relação;

  • Transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento;

  • Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural;

  • Desenvolver competência na utilização da informática e tecnologias da informação e comunicação;

  • Dominar os conteúdos básicos que são objeto de ensino – aprendizagem no s níveis fundamental e médio da educação escolar;

  • Dominar os métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transformação do conhecimento científico em matéria de ensino para os diferentes níveis de ensino;

  • Dominar as novas tecnologias aplicadas ao ensino;

  • Dominar a pesquisa voltada para o ensino de história.