Química - Bacharelado - Catalão

Turno: noturno

Sede do curso: Regional Catalão

Entrada no curso: 1º semestre de cada ano

* No decorrer do curso, conforme o PPC (Projeto Pedagógico de Curso), o estudante deverá obrigatoriamente optar por grau acadêmico (bacharelado ou licenciatura)

Sobre o curso de Química

O curso de Química visa à formação de profissionais que possam atuar como professores ou em atividades de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico, seja no meio acadêmico, em instituições de pesquisa ou na indústria. O curso, em período noturno, oferece duas opções: Bacharelado e Licenciatura, sendo o ingresso realizado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ao iniciar o curso de graduação, independente de sua vocação, todos os alunos recebem inicialmente uma formação fundamental que envolve disciplinas de Química, Física e Matemática e após um ano de curso escolhem entre o grau de Licenciatura ou Bacharelado, ambos em período noturno. Posteriormente entram em contato com as áreas mais especificadas da Química: Química Orgânica, Química Inorgânica, Físico-Química, Química Analítica, Bioquímica e Ensino de Química. O grau de Licenciatura é direcionado para o profissional que deseja seguir a vida acadêmica, isto é, dedicar-se à pesquisa e ao ensino em escolas e universidades, enquanto que a opção Bacharelado é orientada para aqueles que desejam integrar-se à atividade industrial, bem como às pesquisas aplicadas. Durante o período de graduação, os alunos da Química, além de cursarem as disciplinas previstas em seus currículos (Licenciatura ou Bacharelado), são estimulados a desenvolver atividades de pesquisa, o que muito contribui para sua formação acadêmica. Além disso, eles têm a oportunidade de realizar estágios supervisionados em escolas, indústrias químicas, laboratórios de pesquisa ou afins.

A Química é a ciência que estuda a matéria, sua composição e as transformações pelas quais a mesma passa. A principal atribuição do Químico é usar os conhecimentos para criar novas substâncias e melhorar processos industriais, atuando nas áreas petroquímica, química fina, alimentos, papel e celulose, polímeros, materiais, fertilizantes, tintas, cosméticos, análise ambiental, tratamento de água, esgoto e saneamento, além de comercialização de produtos e equipamentos para a indústria química. Podem também atuar na gestão da qualidade, gestão ambiental, empreendedorismo, no desenvolvimento de técnicas e metodologias educacionais. Especificamente o Licenciado em Química tem como foco de trabalho a sala de aula. Este profissional tem uma sólida formação conceitual e pedagógica, sendo um profissional reflexivo apto a atuar no ensino fundamental, médio e superior, de maneira responsável, com participação ativa no desenvolvimento de processos pedagógicos, principalmente relacionados com o conhecimento químico. O Bacharel em Química atua na indústria desenvolvendo novos produtos, materiais e processos químicos, testando a qualidade de produtos e trabalhando no tratamento de poluição e resíduos, atua em instituições de ensino e pesquisa (públicas ou privadas) como pesquisador, investigando novas substâncias, suas propriedades tóxicas, energéticas, entre outras, e em órgãos públicos.