Artes Cênicas - Bacharelado - Goiânia

Turno: vespertino. | Duração: oito semestres. | Vagas: 30. | Câmpus: Samambaia. | Ingresso: 2º semestre.

Sobre o curso de Artes Cênicas - Bacharelado

O objetivo do curso de Artes Cênicas Bacharelado é consolidar a formação artística em interpretação teatral, possibilitando ao artista em formação o contato com metodologias específicas relativas ao trabalho do ator, bem como possibilitar o contato com teorias do teatro e conhecimento de sua história, tanto universal quanto regional. Nesse sentido, o curso conta com uma carga horária prática bastante intensa, prevendo disciplinas de corpo, voz, interpretação e encenação, além de noções básicas dos componentes visuais da cena (figurino, maquiagem, cenário, iluminação e formas animadas). Além destas, também são contempladas disciplinas relativas à reflexão do fazer teatral e a sua história, numa perspectiva de formação que contemple a experimentação cênica, sua compreensão estética e sua função social.

Compreendemos que o ator, em sua ampla formação, dialoga com diferentes aspectos do fazer artístico, expandindo sua atuação para além do palco, numa perspectiva de compreensão do teatro em toda sua complexidade. A prática de ator possibilita a inserção deste profissional prioritariamente na produção cultural, podendo também desenvolver atividades artísticas em escolas, empresas e outras instituições. A formação de atores promove a execução de projetos culturais, criação de espetáculos, entre outros, promotores do desenvolvimento artístico desta área. Sendo assim, a presença do curso de teatro na Universidade Federal de Goiás decorre de demandas urgentes e crescentes neste estado, e a formação do ator em âmbito universitário habilita o profissional de teatro à pesquisa, referente às metodologias do fazer teatral e a arte da atuação.

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Escola de Música e Artes Cênicas da UFG