Ciências da Computação - Goiânia

Turno: integral

Duração: nove semestres (4 anos e 6 meses)

Sede do curso: Câmpus Samambaia

Entrada no curso: 40 vagas no 1° semestre e 40 vagas no 2° semestre

Sobre o curso de Ciências da Computação

Tem duração de quatro anos e oferece uma formação sólida em Computação. É o único curso de computação em Goiás com nota máxima no ENADE/MEC em todas as suas edições, e recebeu nota máxima no último CPC/MEC. Recebeu 5 estrelas no Guia do Estudante Abril 2014, e 1º lugar no Ranking Universitário Folha 2014 entre os cursos de Ciências da Computação em Goiás.
O curso envolve diversas disciplinas, professores, laboratórios e recursos pedagógicos que preparam o aluno para atuar nos mais diversos mercados e atividades de Tecnologia da Informação, como no desenvolvimento de software, na implantação de bancos de dados, na criação e instalação de sistemas de computação, na implantação de redes de computadores e no projeto e implantação de sistemas de segurança. O aluno desenvolverá também habilidades de raciocínio abstrato e matemático e aprenderá os fundamentos teóricos de Computação, o que o permitirá não apenas acompanhar a evolução da área mas liderar o desenvolvimento científico da mesma.
Os egressos do Curso possuem embasamento teórico, científico e tecnológico para se inserirem facilmente no mercado de trabalho, seja atuando como membros de equipes técnicas, onde, de forma colaborativa e integrada, desenvolvem projetos na área de Computação e Informática, ou ocupando cargos de gerência. Eles também estão aptos a seguirem a vida acadêmica, através de programas de mestrado e doutorado, e atuarem como pesquisadores, participando de projetos de pesquisa científica e tecnológica.

O mercado de trabalho para o graduado em Ciências da Computação continua promissor. O bacharel é contratado por empresas que têm a informática como atividade fim ou atividade meio. Nessas organizações, as quais podem ser públicas ou privadas, o cientista da computação promove a migração de métodos manuais de trabalhos para a informatização e a automação. Além disso, como a Tecnologia de Informação tem permeado o cotidiano da sociedade contemporânea, o cientista da computação pode atuar nas mais diversas áreas que lidam e utilizam tecnologia, como no setor de entretenimento, agropecuário, financeiro, e de telecomunicações. Em instituições de ensino e pesquisa atua não somente com o foco de avançar o estado da arte da computação em si, mas também de forma aplicada. Nesse último caso, o cientista da computação atua em um ambiente multidisciplinar, com pesquisadores de diversas áreas, como medicina, genética, meteorologia, física, etc, para resolver problemas que envolvem simulação, visão computacional, computação gráfica e outros problemas de computação que requerem processamento de alto desempenho.
Recentemente, três de nossos alunos estagiaram no Facebook, um deles foi contratado. Dois alunos estão em centros de inovação do Google.
Nos setores de TI de praticamente todas as empresas de grande porte em Goiás e de diversos órgãos públicos, existem colaboradores que passaram pelo nosso curso. Assim, o curso é uma referência importante na formação de mão de obra qualificada.

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Instituto de Informática da UFG