Direção de Arte - Goiânia

Sede do curso: Câmpus Samambaia

Entrada no curso: 30 vagas no 1° semestre e 0 vagas no 2° semestre

Sobre o curso de Direção de Arte

O curso de Direção de Arte encontra-se na área de conhecimento das Artes Cênicas, voltado para o campo das visualidades, o que compreende fundamentalmente as caracterizações do espaço cênico e do interprete. Ele engloba, assim, conhecimentos diversos no que se refere à cenografia, iluminação, figurino, maquiagem, fotografia, máscaras e formas animadas. Seu foco está situado na criação e elaboração de projetos de composição visual para espetáculos de caráter cênico, como o teatro, a dança, a performance e a ópera; o que não impede que tais conhecimentos sejam aplicados nas áreas do audiovisual. Para tanto, o programa do curso adota de forma transdisciplinar, disciplinas teóricas tratando da História das Artes, Fundamentos do Teatro, Estética, Sociologia e Antropologia.
O currículo do curso foi estruturado com interfaces contínuas em relação ao curso de artes cênicas. Entretanto, ao passo que o curso de teatro está focado nos aspectos humanos da produção cênica (performance do ator, encenação, arte-educação), o bacharelado em Direção de Arte se concentra no trabalho técnico de bastidores, de modo que estão previstas disciplinas que permitam a atuação conjunto entre os alunos de ambos os cursos.

O Diretor de Arte em Artes Cênicas é responsável pela unidade estética dos elementos visuais de espetáculos de Teatro, Dança, Circo ou Performance. Ou seja, ao lado do encenador, o Diretor de Arte colabora para que os elementos, como o figurino, cenário, maquiagem e iluminação apresentem coerência com as ideias e valores a serem apresentados ao público. Trata-se de curso inovador, que atende ao crescimento do campo profissional na esfera da cultura. Para ingressar no curso, é importante que o candidato pretenda atuar no campo das Artes Cênicas e áreas afins, tendo aptidão para a criação artística, disponibilidade para trabalho plástico com materiais diversos, interesse em refletir sobre as poéticas visuais e sobre a produção artística.

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Escola de Música e Artes Cênicas da UFG