Engenharia Química - Bacharelado - Goiânia

Turno: integral

Duração: dez semestres (5 anos)

Sede do curso: Câmpus Samambaia

Entrada no curso: 40 vagas no 1° semestre e 0 vagas no 2° semestre

Sobre o curso de Engenharia Química

A Engenharia Química pode ser vista como o ramo da Engenharia envolvido com processos, pelos quais as matérias-primas sofrem modificações na sua composição, conteúdo energético ou estado físico, para obtenção de produtos que venham a atender determinado fim.
O curso de Engenharia Química do Instituto de Química da UFG, regional Goiânia, pretende formar profissionais generalistas capacitados a atuar em todos os setores da indústria, assim como, acompanhar os processos industriais em todos os seus níveis. Os profissionais serão capazes de projetar, aperfeiçoar, acompanhar, controlar e pesquisar os mais diversos processos existentes nas indústrias químicas, bioquímicas e correlatas.
Pela própria natureza de sua formação, que combina princípios da matemática, química, física e bioquímica com técnicas da engenharia, o profissional da Engenharia Química é considerado um dos mais versáteis de todos os engenheiros. Um profissional apto a trabalhar com transformações é indispensável nos dias atuais, pois se vive em uma época de mudanças velozes que atuam diretamente na percepção humana, cujo reflexo se dá diretamente no ambiente, que o obriga a buscar novas alternativas. Seu campo de atuação é bastante extenso, sendo os mais frequentes, as Indústrias de Celulose e Papel, Borracha e Plásticos, Petróleo e Petroquímica, Cerâmica, Resinas, Medicamentos, Tratamento de Efluentes, Tintas, Corantes e Cosméticos, Biotecnologia, Indústria Alimentícia e Sucroalcooleira, dentre outras.

As características do perfil do profissional egresso estarão voltadas a um enfoque generalista que deve fazer do Engenheiro Químico um engenheiro de visão sistêmica. No exercício da sua atividade profissional, o Engenheiro Químico busca o controle dos fenômenos físicos, químicos e biológicos, nos quais intervêm variáveis de natureza econômica. Poderá, então, pesquisar e desenvolver novos processos e produtos, bem como produtos substitutos, novas aplicações para produtos existentes ou recuperação e aproveitamento de resíduos; conceber e realizar o projeto químico de uma instalação industrial química, com base na pesquisa realizada quer em escala laboratorial, quer em escala piloto; poderá colaborar na realização do projeto final e na execução da montagem da planta de uma indústria química; poderá ser responsável pelo adequado funcionamento de um setor ou da totalidade de uma usina química; poderá ser responsável ou participar de estudos técnico econômicos, de pesquisa de mercado, de previsão tecnológica, de controle de qualidade, de controle de poluição, de normalização, de viabilidade técnico econômica, associados com a atividade da indústria química nacional. Poderá atuar como professor universitário.
Além disso, o Engenheiro Químico, graduado pela UFG, deve ter a capacidade de utilizar, de forma responsável, o conhecimento técnico e pedagógico adquirido e suas implicações no meio ambiente, respeitando o direito à vida e ao bem estar dos cidadãos.

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Instituto de Química da UFG