Geografia - Licenciatura - Goiânia

Sede do curso: Câmpus Samambaia

Entrada no curso: 40 vagas no 1° semestre e 0 vagas no 2° semestre

Sobre o curso de Geografia - Licenciatura

O curso de graduação em licenciatura de Geografia vinculado ao Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi criado em 1965, tendo uma história de 50 anos no trabalho de formação de profissionais da Geografia para a Educação Básica (do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio). O curso de Geografia/licenciatura tem a duração (mínima) de 4 anos - estruturado em 8 semestres letivos. O atual quadro de docentes do curso é amplamente qualificado, sendo formado por 47 professores doutores de diferentes áreas do conhecimento relativas a Geografia. Este curso possui os seguintes objetivos: formar profissionais articulados com os problemas atuais da sociedade e possibilitar que os mesmos possam agir, social e profissionalmente, alicerçados em uma boa qualidade teórica para o seu desempenho profissional; desenvolver no licenciando a construção de conhecimentos e convicções concernentes à ciência geográfica, aos processos sociais, psicológicos e pedagógicos, para atuar de forma crítica e reflexiva na Educação Básica, assim como para prosseguir estudos em cursos de pós-graduação em nível de especialização, mestrado e/ou doutorado. Para atender a esses objetivos, o curso conta com uma boa infraestrutura como salas de aulas climatizadas, auditório e oito laboratórios de áreas correlatas à Geografia. Ao longo do curso o aluno terá contato com disciplinas de diferentes áreas do conhecimento geográfico, incluindo as temáticas da Geografia mais afeitas às ciências humanas e sociais, às ciências físico-naturais; as relacionadas ao tratamento estatístico, gráfico e de representação cartográfica; e as disciplinas didático-pedagógicas.

O profissional formado em licenciatura em Geografia pode atuar como docente na Educação Básica (do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio) em escolas públicas, particulares ou conveniadas; em organizações sociais não escolares; e em Educação não formal. O trabalho do professor está centrado, principalmente, na preparação, organização e execução de aulas, no desenvolvimento de metodologias de ensino e na aplicação de propostas de avaliação, tendo sempre por objetivo contribuir com a formação social e intelectual dos alunos. Juntamente com as atividades de ensino, o professor pode realizar pesquisas e estudos que contribuem para a sua prática docente, ao analisar e experimentar propostas didático-pedagógicas com seus alunos. Portanto, o trabalho docente está fortemente relacionado às ações de ensino e pesquisa, como elemento formador e estruturador de sua prática profissional. Atualmente o mercado de trabalho para o professor de Geografia é promissor, pois há uma forte demanda por profissionais desta área para atuarem como docentes. A forma de ingresso na carreira de professor de escolas públicas é feita, geralmente, via concursos públicos. Enquanto que em escolas particulares a seleção ocorre por análise de currículo e, em alguns casos, com avaliação de uma prova didática. Em relação ao salário, o professor de Geografia conta com um parâmetro que é o piso nacional (estabelecido pelo Ministério da Educação), que atualmente está em torno de R$ 1.697 (mês base - março/2014, sem as gratificações). Contudo, esse valor pode ser alterado dependendo do estado ou município. Além disso, a carga horária de trabalho também pode influenciar no rendimento do professor.

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Instituto de Estudos Socioambientais da UFG