Geologia - Bacharelado - Goiânia

Turno: integral

Duração: dez semestres (5 anos)

Sede do curso: Regional Goiânia - Câmpus Aparecida de Goiânia

Entrada no curso: 40 vagas no 1° semestre e 0 vagas no 2° semestre

Sobre o curso de Geologia - Bacharelado

O curso de Geologia tem como base o estudo da origem, formação, estrutura, dinâmica e evolução da Terra. As características desejáveis do estudante de Geologia são a capacidade de observação, curiosidade, raciocínio lógico, gosto pela natureza e atividades ao ar livre. O interesse pelas disciplinas básicas de física, química e matemática é fundamental para o desenvolvimento do estudante no curso.

O curso de Geologia da UFG é um dos cursos do novo campus da Universidade em Aparecida de Goiânia, junto com outros cursos da área tecnológica.

O curso tem duração de 5 anos, em regime integral. Já no primeiro semestre o estudante tem contato com as disciplinas específicas da Geologia, além das disciplinas básicas. Atividades práticas como trabalhos de campo, laboratórios e estágios formam uma parte expressiva do curso. Elas atingem mais de 40% da carga horária total, sendo que cerca de metade destas atividades práticas são viagens de campo.

A atividade profissional do Geólogo é regulada e fiscalizada pelo CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. O Geólogo pode atuar em empresas, instituições governamentais e não-governamentais, instituições de ensino e pesquisa e mesmo como profissional autônomo.

O Geólogo usa informações obtidas diretamente de minerais, rochas, fósseis, solos e água, ou indiretamente, por detectores remotos em navios, aeronaves e satélites. Com esses dados, investiga a dinâmica interna (formação de montanhas, vulcanismo, terremotos) e externa (intemperismo, erosão e formação de bacias sedimentares, desertos, geleiras) da Terra.

Prospecta e caracteriza todos os tipos de recursos minerais: jazidas de minério, água subterrânea e recursos energéticos como carvão, petróleo e gás. Participa também da fase de produção, acompanhando a extração desses bens.

Realiza estudos de impacto ambiental e atua na detecção e prevenção de riscos, como deslizamentos de terra e contaminação do solo e água. Tem papel fundamental na avaliação prévia das condições do solo e do terreno onde serão realizadas grandes obras de engenharia, como túneis e barragens.

Há carência de Geólogos no País. As descobertas de petróleo do pré-sal, a demanda mundial por metais e minerais industriais, o crescimento constante da indústria de construção civil e a preocupação crescente com as questões ambientais e abastecimento de água e energia, são fatores que tendem a manter o mercado de trabalho aberto para novos profissionais.

Acesse o site: Faculdade de Ciências e Tecnologia da UFG