Matemática - Bacharelado - Goiânia

Turno: vespertino

Sede do curso: Câmpus Samambaia

Entrada no curso: 1º semestre de cada ano

No decorrer do curso, conforme o PPC (Projeto Pedagógico de Curso) o estudante deverá obrigatoriamente optar por grau acadêmico (bacharelado ou licenciatura).

Sobre o curso de Matemática - Bacharelado

O curso de bacharelado em matemática deverá formar pessoas qualificadas para atuar tanto como matemático-pesquisador como matemático-educador, inseridas no mercado de trabalho e preparadas para uma formação contínua e estudos de pós-graduação.
O curso de bacharelado em matemática visa propiciar uma sólida formação técnica, com a qual o profissional tenha não só uma visão integrada dos conteúdos curriculares como também uma visão da Matemática como ciência dinâmica, pulsante e em construção.
Os estudantes do curso de bacharelado em matemática serão estimulados a participar de atividades de pesquisa, através de programas de iniciação científica  buscando a ambientação com a pesquisa em matemática.
Os conteúdos descritos a seguir serão distribuídos ao longo do curso:
  .Cálculo Diferencial e Integral
  .Álgebra Linear
  .Topologia
  .Análise Matemática
  .Álgebra
  .Análise Complexa
  .Geometria Diferencial
A parte comum deve ainda incluir o estudo de Probabilidade e Estatística.
É necessário um conhecimento de Física Geral e noções de Física Moderna como forma de possibilitar ao bacharelando o estudo de uma área na qual historicamente o uso da matemática é especialmente significativo.
As linhas de pesquisas do IME são: Álgebra; Equações Diferenciais Parciais; Geometria Diferencial; Otimização e  Sistemas Dinâmicos.

O curso de Bacharelado em Matemática visa formar profissionais para atuar principalmente nas carreiras de ensino superior e de pesquisa. No entanto, visa também formar um profissional capaz de atuar em áreas fora do ambiente acadêmico. As aplicações da Matemática têm se expandido muito nas últimas décadas. A Matemática tem uma longa história de intercâmbio com a Física e as diversas engenharias e, mais recentemente, com a Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Biológicas, Humanas e Sociais. As habilidades e competências adquiridas ao longo da formação do bacharel, tais como o raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de interpretar e resolver problemas, fazem dele um profissional capaz de ocupar posições no mercado de trabalho em áreas em que o raciocínio lógico seja uma ferramenta indispensável. Visando a integração entre a teoria e a prática no desenvolvimento das disciplinas do curso de Bacharelado em Matemática haverá a abordagem de situações problemas relacionadas com necessidades práticas em diversas áreas que têm intercâmbio com a Matemática.

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Instituto de Matemática e Estatística da UFG