Música - Educação Músical - Licenciatura - Goiânia

Sede do curso: Câmpus Samambaia

Entrada no curso: 2º semestre de cada ano

Sobre o curso de Música - Educação Músical - Licenciatura

O Curso de Música – Licenciatura da Universidade Federal de Goiás é de responsabilidade da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) e pertence à grande área de conhecimento Linguística, Letras e Artes, subárea Música. O curso oferece três Habilitações: Educação Musical, Ensino do Instrumento Musical e Ensino do Canto em dois turnos de funcionamento Integral e Predominantemente Noturno, com a duração de oito semestres.Disponibiliza o número de 38 vagas para o turno Integral e de 50 vagas para o turno Predominantemente Noturno. O estudante pode ter acesso ao Curso das seguintes formas: Processo Seletivo (ENEM), Transferência de Curso, Transferência de Unidade e Portador de Diploma. O Curso é destinado à formação de PROFESSORES DE MÚSICA para atuar em todos os níveis de ensino formal. Ao se inscrever no curso, o candidato fará a opção por uma das três habilitações oferecidas. Além do CANTO, são oferecidos os seguintes instrumentos musicais: BATERIA, CLARINETA, CONTRABAIXO ACÚSTICO, FLAUTA TRANSVERSAL, FLAUTA DOCE, GUITARRA ELÉTRICA, PERCUSSÃO, PIANO, TROMBONE, TROMPETE, SAXOFONE, VIOLA, VIOLÃO, VIOLÃO POPULAR, VIOLINO e VIOLONCELO; a opção deverá ser feita no ato da inscrição.

O Curso deverá formar profissionais com competência pedagógica e musical para atuar no ensino fundamental e médio (público ou privado) e no ensino específico de música, sem, contudo, deixar de atender às demais possibilidades que a educação musical comporta. Visa propiciar a compreensão do contexto social da escola e de espaços alternativos de educação no Brasil, de modo a poder assumir uma postura crítica e responsável pela transformação dessa realidade, contribuindo para o desenvolvimento de novas formas de interação entre trabalho escolar e as demandas sociais.

O Curso de Música - Licenciatura da EMAC/UFG, de acordo com a habilitação cursada, prepara os alunos para atuar nos seguintes espaços: o egresso da habilitação Educação Musical estará apto para atuar prioritariamente como professor de música em escolas de educação básica (pública ou privada) e em espaços alternativos de educação; o egresso das habilitações Ensino do Instrumento Musical e Ensino do Canto é licenciado para atuar como professor de instrumento ou canto em escolas de ensino específico de música, em escolas de educação básica e em espaços alternativos de educação.

O perfil do egresso do Curso de Música é o de um profissional que está preparado para utilizar, de forma ética e crítica, os conhecimentos adquiridos, propondo soluções com autonomia e criatividade para as questões emergentes do processo ensino-aprendizagem em seu contexto social, econômico e político, buscando sempre a melhoria da qualidade da educação. Espera-se que o egresso apresente habilidades tais como: ensinar Música, organizar projetos de ensino e difundir conhecimento da área de Música/ensino da Música em diferentes contextos educacionais; compreender os processos de produção, realização, fruição, divulgação e ensino da música; incentivar a investigação do contexto educativo na sua complexidade e da prática profissional, tomando-os como objeto de reflexão, de modo a poder desenvolver soluções mais afinadas com os desafios da educação na contemporaneidade; incentivar a criação, avaliação e aperfeiçoamento de projetos de ensino e de aprendizagem, articulando-os com outras áreas do conhecimento, bem como estimular ações coletivas, de modo a caracterizar uma nova concepção de trabalho educacional.

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Escola de Música e Artes Cênicas da UFG