Geografia - Licenciatura - Jataí

Turno: noturno

Sede do curso: Regional Jataí

Entrada no curso: 1º semestre de cada ano

* No decorrer do curso, conforme o PPC (Projeto Pedagógico de Curso), o estudante deverá obrigatoriamente optar por grau acadêmico (bacharelado ou licenciatura)

Sobre o curso de Geografia
A Geografia é uma ciência que procura levar o aluno à compreensão da origem e da dinâmica dos processos e fenômenos responsáveis pela produção e organização do espaço. Tem como foco de estudo a distribuição, a organização, a dinâmica e a interação de elementos naturais e sociais no espaço e no tempo.
O curso de Geografia da Regional Jataí oferece dois graus distintos: Licenciatura e Bacharelado. São ofertadas 40 vagas no processo seletivo, com entrada única, sendo que o aluno deverá optar por um dos graus no ato da matrícula do 3º semestre. A duração mínima do curso é de oito semestres, realizando-se, predominantemente, no turno noturno.
Nas duas modalidades, os alunos estudam os fenômenos responsáveis pelas dinâmicas da natureza (clima, geologia, relevo, solo, vegetação, hidrografia) e da sociedade (economia, política, cultura e organização social e política), e como suas relações determinam a conformação do espaço geográfico.
O curso também aborda as tecnologias de representação cartográfica, como o uso do geoprocessamento (cartografia digital, sistemas de informações geográficas) e do sensoriamento remoto (tratamento e interpretação de imagens da superfície terrestre), tecnologias que auxiliam o processo de análise geográfica.

Profissão - Licenciado

O licenciado em Geografia poderá atuar como professor do ensino fundamental, médio, superior e pré-vestibular, em instituições públicas e privadas, com campo de ação que envolve além da regência de classe, atividades como a elaboração de projetos de ensino, a preparação, o acompanhamento e a avaliação de atividades extraclasse, ações de educação ambiental, direção e gestão escolar, entre outros.
O mercado de trabalho para o licenciado em Geografia está sempre aquecido, visto que a profissão de professor é indispensável, principalmente em escolas de ensino fundamental e médio. A falta de professores qualificados é generalizada em todo o país, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, fazendo com que o licenciado em Geografia dificilmente fique fora do mercado de trabalho após sua graduação.

Clique aqui para visualizar o site do curso.