Comunicação Social (Goiânia)

Duração: 08 semestres
Grau acadêmico: Bacharelado em Jornalismo
Turno: matutino
Criação: Dec. 76841, de 17/12/75
Reconhecimento:
Unidade Responsável: Faculdade de Comunicação social e Biblioteconomia (FACOMB)

Perfil: Na área de Comunicação Social, a UFG oferece três habilitações: Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. No ato da inscrição no Processo Seletivo, o candidato que escolher Comunicação Social deverá optar por uma das habilitações. Por integrarem a mesma área, as três habilitações possuem entre si um tronco comum de disciplinas, que vai introduzir o aluno de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas no estudo teórico e analítico dos processos sociais e culturais que compõem o universo da comunicação.
    A formação do profissional (jornalista, publicitário e relações públicas) é realizada através das disciplinas e atividades exclusivas de cada curso. Aos graduados é conferido o grau de bacharel em Comunicação Social, com a indicação de sua habilitação.
    As aulas do curso de Jornalismo/UFG são ministradas preferencialmente no turno matutino. Desde o início de 2004, o curso está sendo ministrado em regime semestral, com duração de oito semestres, numa nova matriz curricular cuja estrutura contempla três linhas de formação: jornalismo (todas as linguagens), audiovisual/ cinema e pesquisa. A nova estrutura do curso atende melhor às demandas por uma formação múltipla dentro desta habilitação de comunicação (Jornalismo). Ele tem caráter interdisciplinar (sugerindo inúmeras interfaces com outras áreas do conhecimento) e está centrado num tríplice eixo: epistemológico (objeto da comunicação e do jornalismo), cultural-humanista (construção de conteúdos básicos) e técnico (produção de informação e de conhecimento). Possui laboratórios para a prática de webjornalismo, radiojornalismo, telejornalismo, fotojornalismo, jornalismo impresso, produção audiovisual e radiofônica.

Matriz curricular

Ementas das disciplinas


Mais informações:
Coordenadoria do Curso de Jornalismo
Telefone: 3521-1333 / 3521-1335
www.fic.ufg.br