Engenharia Civil (Goiânia)

Duração:  10 semestres
Grau acadêmico: Bacharelado
Turno: integral
Criação:
Reconhecimento: Port. MEC 3736, de 17/11/04
Unidade Responsável: Escola de Engenharia Civil (EEC)

Perfil: No curso de Engenharia Civil, o aluno aprende a coordenar todas as fases de uma obra, do projeto ao acabamento. Também é da responsabilidade do engenheiro civil o controle de materiais, custos e normas de segurança, bem como o gerenciamento das equipes de trabalho de uma construção. O profissional é capacitado para atuar nas seguintes áreas:
    Construção civil – Trata-se da área que mais abriga profissionais da engenharia civil e gera uma grande parcela de empregos nas construções de edificações, como casas e edifícios de apartamentos. O engenheiro civil elabora projetos, prepara orçamentos, cronogramas, zela pela boa tecnologia e pelos aspectos legais e ambientais, financeiros e administrativos de uma obra.
    Estruturas – Nesta área, o engenheiro civil projeta e analisa estruturas metálicas, em concreto armado e de madeira.
    Geotecnia – Área em que o engenheiro civil estuda as características do solo para projetar e executar fundações de edificações, obras de terra, como barragens e contenção de encostas, e drenagem profunda.
    Hidráulica e saneamento – Nesta área, o engenheiro civil trabalha com o dimensionamento de represas para geração de energia, abastecimento, irrigação e proteção de cheias. Também projeta e opera sistemas de abastecimento de água, de esgotos sanitários, de drenagem e canalização de córregos, sistemas hidro-sanitários de edificações e disposição final de lixo.
    Transportes – Área em que o engenheiro civil lida com projeto, construção e manutenção de rodovias, ferrovias, hidrovias e aeroportos. Tem ainda outras atribuições importantíssimas como o transporte urbano e de cargas.
    Para se tornar apto a desempenhar essas funções, o aluno de Engenharia Civil estuda disciplinas de formação básica e profissionalizante, como: Processamento de Dados, Matemática, Física, Geometria, Desenho Técnico, Mecânica, Materiais de Construção, Arquitetura e Urbanismo, Mecânica dos Solos, Construção Civil, Concreto Armado, Estruturas de Aço e de Madeira, Transportes, Portos e Hidrovias, Hidráulica, Economia e Administração, Topografia, Fundações e Saneamento Básico, entre outras. No último semestre do curso, o aluno realiza estágio curricular supervisionado em empresas e obras, além de um trabalho final de curso orientado por um professor.
    O estudante conta com diversos laboratórios: Informática, Física, Química, Estruturas, Hidráulica, Saneamento, Mecânica dos Solos, Sistemas Prediais, Topografia e Materiais Empregados na Construção.
Matriz curricular

Ementas das disciplinas


Mais informações:
Coordenadoria do curso de Engenharia Civil
Telefone:  3209-6086/3209-6257
www.eec.ufg.br