Engenharia Elétrica (Goiânia)

Duração: 10 semestres
Grau acadêmico: Bacharelado
Turno: integral
Criação:
Reconhecimento: Decreto nº 67.032, de 10/08/70
Unidade Responsável: Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EEEC)


Perfil: O engenheiro eletricista é o profissional dedicado ao desenvolvimento e à aplicação de um conjunto de conhecimentos científicos necessários à pesquisa, ao projeto e à implementação de diversos sistemas, utilizados para efetuar o processamento da energia elétrica e da informação. Nessa prática, são considerados os aspectos de qualidade, confiabilidade, custo e segurança, bem como questões de natureza ambiental, ética e social.
    O engenheiro eletricista, graduado na Escola de Engenharia Elétrica e de Computação (EEEC), está habilitado para atuar nos campos de automação industrial, computação, eletrônica, sistemas de energia elétrica e telecomunicações.
    O atual currículo do curso tem como principais características a formação abrangente e a ênfase nos conhecimentos considerados fundamentais para que o engenheiro eletricista tenha grande mobilidade no mercado de trabalho, capacitando-o a atuar nas diversas especialidades da sua profissão. Para um bom andamento no curso, é necessário que o aluno tenha boa compreensão da língua inglesa na forma escrita, instrumento fundamental na área.
    O constante crescimento da atividade econômica no estado de Goiás tem propiciado um vasto campo de estágio e de atuação profissional, incluindo empresas de energia elétrica, empresas de telecomunicações, escritórios de projetos e consultoria, empresas de montagem e manutenção de instalações elétricas e de telecomunicações, indústrias diversas, empresas comerciais de pequeno e grande porte, serviços de manutenção de equipamentos e componentes eletroeletrônicos, hospitais, empresas de radiodifusão e de informática, bancos e outras empresas do setor de produção de bens e prestação de serviços.
    As perspectivas profissionais para o egresso do curso são boas e as oportunidades de trabalho tendem a uma melhoria, em virtude a elevada demanda por serviços nessas áreas e com os grandes investimentos, públicos e privados, que serão feitos nos próximos anos no campo da engenharia elétrica.
Existe ainda a possibilidade de continuação dos estudos, em nível de pós-graduação, no programa de mestrado em Engenharia Elétrica e da Computação da Escola de Engenharia Elétrica e de Computação da UFG e de outras instituições.

Matriz curricular

Ementas das disciplinas


Mais informações:
Coordenadoria do curso de Engenharia elétrica
Telefone:  3209-6292/3209-6076
www.eeec.ufg.br