Artes Cênicas(Goiania)

Duração: 08 semestres
Grau acadêmico: Bacharelado em Interpretação teatral
Turno: predominantemente vespertino
Criação:
Reconhecimento: Port. MEC 3799, de 17/11/04
Unidade Responsável: Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC)

Perfil: O perfil do profissional formado no curso de Artes Cênicas – bacharelado, com habilitação em Interpretação Teatral, e licenciatura – está baseado na construção e desenvolvimento do conhecimento teatral, na amplitude de seus múltiplos referenciais, tendo como eixo o fenômeno da criação cênica, em plena relação com a reflexão e a compreensão crítica dos fenômenos artísticos, sociais, econômicos e políticos do país. O profissional estará habilitado a atuar em diferentes contextos, considerando-se as diferenças sociais, com o objetivo de desenvolver a prática teatral como ponto central da qualidade de vida e da integração entre indivíduos, grupos e suas organizações.
O foco do curso está situado nos processos criativos da performance de cena do ator, em suas diversas abordagens éticas e estéticas, nos processos de montagem do espetáculo, na criação coletiva, no estudo e prática da encenação, das teorias e da história do teatro do ponto de vista tanto artístico quanto educativo. Desse modo, também interessam à formação do bacharel os aspectos da pedagogia teatral, da aprendizagem de técnicas de encenação e interpretação e da autocriação do artista; assim como é de interesse do licenciado aquilo que caracteriza o fenômeno cênico em sua singularidade artística, o conhecimento do teatro em seu modo próprio de operar na cultura, resguardadas as devidas proporções entre a perspectiva de cada modalidade.
    O curso de Artes Cênicas, na modalidade bacharelado, com habilitação em Interpretação Teatral, compreende um currículo no qual são integradas disciplinas básicas, introdutórias e de formação geral, a disciplinas específicas e práticas teatrais. As primeiras se prestarão à formação básica, humanística e artística do aluno, capacitando-o ao raciocínio e compreensão de fatores ligados à estética, em sua relação com a cultura, à ciência, a sociedade e a política, permitindo-lhe atuar de modo eficaz nas transformações necessárias ao mundo em que vivemos. As disciplinas específicas e atividades práticas são instrumentos voltados especialmente à preparação do ator, no exercício da ampla variedade de formas de expressão que a profissão oferece, mas também possibilitam a compreensão do universo de atuação do encenador, crítico, teórico ou profissional do teatro, vinculados a outras formas de manifestações teatrais.

Matriz curricular

Ementas das disciplinas

Mais informações:
Coordenadoria do curso de Artes cênicas - bacharelado
Telefone: 3521-1125
www.emac.ufg.br