Direito (Goiás)

Duração: 10 semestres
Grau acadêmico: Bacharelado
Turno: noturno
Criação: Dec. 809, de 11/05/36
Reconhecimento:
Unidade Responsável: Campus Cidade de Goiás

Perfil: Na centenária Faculdade de Direito, o aluno aprende a observar, defender, interpretar e aplicar o direito. O curso de Direito objetiva a formação humanística, técnico-jurídica e prática, e o desenvolvimento da criatividade e da reflexão crítica, com vistas à conscientização do seu perfil social e político, como cidadão e agente transformador da sociedade.
    O bacharel em Direito tem várias opções de carreira profissional. Ele pode exercer a advocacia (como profissional liberal no zelo dos direitos de qualquer pessoa ou instituição), a magistratura (assumindo a função de juiz, desembargador ou ministro de tribunais), o ministério público (atuando como promotor ou procurador de justiça), a advocacia pública (exercendo a função de advogado da União, de procurador dos Estados, Distrito Federal e Municípios), a defensoria pública (atuando em defesa dos necessitados), a carreira policial (atuando como delegados de polícia), o magistério jurídico e a diplomacia.
    O profissional do Direito pode, ainda, prestar consultoria e assessoria jurídica, entre outras, nas seguintes áreas: constitucional, penal, civil, administrativa, tributária, trabalhista e agrária.
Na UFG, o estudante de Direito recebe uma formação voltada para a realidade dos fatos sociais e para os problemas da comunidade. Os alunos têm aulas teóricas, nas quais a leitura é bastante exigida, e práticas, nas quais o aluno atuará como estagiário no Núcleo de Práticas Jurídicas (simuladas e reais), prestando auxílio jurídico à população carente e acompanhando os casos junto ao Juizado Especial, que funcionam dentro da própria Faculdade, bem como realizando estudos de processos e comparecimento a cartórios e audiências de instrução e julgamento nos juízos e tribunais.
    Durante o curso, o aluno também deve elaborar monografia jurídica, sob a orientação de um professor, e atividades complementares ligadas ao ensino, pesquisa e extensão, como forma de aprofundamento em seu campo de estudo ou em outras áreas do conhecimento científico.
    O aluno de Direito estuda disciplinas como: Introdução ao Direito, Filosofia (geral e jurídica), Sociologia (geral e jurídica), Economia Política, Ciência Política e Teoria Geral do Estado, Direito Constitucional, Direito Agrário, Direito Civil, Direito Penal, Direito Processual Civil, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito do Trabalho, Direito Comercial e Direito Internacional.
    Nas últimas décadas, com o crescimento da população humana e com o consequente aumento da necessidade de alimentos, de bens materiais e de energia, conflitos ambientais são cada vez mais frequentes.

Matriz curricular

Ementas das disciplinas


Mais informações:
Coordenadoria do Curso de Direito
Telefone: (62)  3371-1511