Sistemas de Informação (Goiânia)

Duração:  08 semestres
Grau acadêmico: Bacharelado
Turno: noturno
Criação:
Reconhecimento: Res. CONSUNI 22/08, de 27/06/08
Unidade Responsável: Instituto de Informática (INF)

Perfil: O curso de bacharelado em Sistemas de Informação forma profissionais empreendedores com conhecimento de ferramentas e técnicas computacionais. Os alunos adquirem, durante o curso, uma visão da dinâmica organizacional e de gestão das empresas e organizações, tornando-se aptos a efetuar o planejamento, o desenvolvimento, a integração, a avaliação e o gerenciamento de sistemas de informação, que as façam mais ágeis e competitivas, com a incorporação de soluções inovadoras, de novas tecnologias, processos e serviços.
    O mercado de trabalho para profissionais egressos do curso é vasto, visto que sistemas de informação são utilizados por diversos setores das organizações para planejamento e gerenciamento da infraestrutura de informação e coordenação dos recursos de informação, como, por exemplo, contabilidade, finanças, marketing, vendas, produção e outros. Sistemas de informações podem ser utilizados tanto para atender necessidades específicas desses setores, quanto para integrar toda a organização.
    O bacharel em Sistemas de Informação é o profissional que contribui para agilizar os processos de produção, operação e de gestão dos negócios, com a implantação de modelos automatizados que possibilitam decisões mais rápidas e confiáveis. Além disso, o curso habilita o aluno para atuar como:
• Engenheiro de requisitos;
• Analista de negócios;
• Gerente de banco de dados;
• Gerente de tecnologia da informação;
• Gerente de sistemas de informação;
• Consultor de empresas para sistemas de informação;
• Desenvolvedor de sistemas de informação.
    Para atingir tais objetivos, o instituto de Informática da UFG (INF) conta com um competente quadro docente constituído de professores com pós-doutorado, doutorado e mestrado e possui laboratórios de última geração, destinados ao ensino e à pesquisa, que dão suporte tecnológico para que o aluno desenvolva seus trabalhos. O Instituto mantém parceria com instituições de renome do país e do exterior e oferece aos alunos de graduação bolsas de iniciação científica e outras como incentivo à sua inserção nas pesquisas que desenvolve.
    O candidato ao curso de bacharelado em Sistemas da Informação deve gostar de computador e ter interesse pelo uso de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Espera-se que ele tenha facilidade de raciocínio lógico, iniciativa, entusiasmo, facilidade de comunicação e expressão e que goste de interagir com outras pessoas.

Matriz curricular

Ementas das disciplinas


Mais informações:
Coordenadoria do Curso de Sistemas de Informação
Telefone: 3521-1181
www.inf.ufg.br