Engenharia de Software (Goiânia)

Duração: 08 semestres
Grau acadêmico: Bacharelado
Turno: noturno
Criação: Res. CONSUNI 10/2008, de 27/06/08
Reconhecimento:
Unidade Responsável: Instituto de Informática (INF)

Perfil: Em resposta ao contexto local, formado pela indústria de software da região e lições aprendidas ao longo de décadas, o Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás oferece o primeiro curso de graduação em Engenharia de Software do país.
    Software é um dos mais fascinantes artefatos produzidos pelo homem. Há extensos horizontes acerca do que se pode fazer com ele. É o instrumento que dirige e dá vida aos computadores, e está em praticamente todos os lugares, como na lista de contatos de um celular, no tratamento de imagens de uma câmera digital, no controle de estoque de uma empresa, na edição de textos, no funcionamento e uso da internet, dentre muitos outros.
    O curso forma o profissional de software, denominado engenheiro de Software, apto a conduzir e contribuir com empreendimentos de softwares competitivos no mercado global. O estudante recebe formação que lhe assegura sólida carreira na indústria de software e o inicia no processo de formação de sua própria reputação como profissional. Em todo o mundo há notório e extenso mercado para este profissional, seja empregado por empresas, ou ocupando-se de atividade empreendedora na construção de um produto inovador.
    O egresso do curso é capaz de produzir modelos abstratos correspondentes a software e realizá-los por meio de código funcionando. Dito de outra forma: é capaz de especificar software; projetar (design) software (inclui arquitetura de software); construir (programar) software com qualidade; realizar atividades de manutenção de software; além de trabalhar em equipe, comunicar e escrever bem. Com este perfil, o profissional poderá atuar como responsável por projetos de software e deles participar ativamente.
    Para a formação deste perfil o curso está organizado em oito semestres (quatro anos), com 5% das disciplinas de formação em matemática, 25% de ciência da computação, 47% de engenharia de software e cerca de 10% em tecnologias. O curso possui carga horária prática significativa. Ainda conta com uma Fábrica de Software, ambiente onde o desenvolvimento de software real ocorre, o que oferece oportunidade singular para a experimentação antes da conclusão do curso.
    Este curso forma o profissional que usa computadores para satisfazer necessidades de empresas e pessoas por meio da construção de software. Se um software é grande, complexo e/ou desafiador, então este é um problema para o egresso deste curso.

Matriz curricular

Ementas das disciplinas


Mais informações:
Coordenadoria do curso de Engenharia de Software
Telefone: 3521-1181
www.inf.ufg.br