Engenharia Química (Goiânia)

Duração: 10 semestres
Grau acadêmico: Bacharelado
Turno: integral
Criação:  Res. CONSUNI 13/08, de 27/6/2008
Reconhecimento:
Unidade Responsável: Instituto de Química (IQ)

Perfil: A engenharia química pode ser vista como o ramo da engenharia envolvido com o processo em que as matérias-primas sofrem modificações na sua composição, conteúdo energético ou estado físico, para obtenção de produtos que venham a atender determinado fim.
    O curso de Engenharia Química do Instituto de Química da UFG pretende formar profissionais generalistas capacitados para atuar em todos os setores da indústria, assim como acompanhar o processo em todos os níveis. Ou seja, profissionais capazes de projetar, aperfeiçoar, acompanhar, controlar e pesquisar os mais diversos processos existentes nas indústrias químicas, bioquímicas e correlatas.
    Pela própria natureza de sua formação, que combina princípios da matemática, química, física e bioquímica com técnicas da engenharia, o profissional da engenharia química é considerado um dos mais versáteis engenheiros. Apto a trabalhar com transformações, ele é indispensável nos dias atuais, uma época de mudanças velozes que atuam na percepção humana, se refletem diretamente no ambiente e obriga a buscar novas alternativas. Seu campo de atuação é bastante extenso, sendo mais frequentes as indústrias de celulose e papel; borracha e plásticos, petróleo e petroquímica; cerâmica; resinas; medicamentos; tintas; corantes; cosméticos; biotecnologia; alimentícia e sucroalcooleira; bem como no tratamento de efluentes.     Em razão do grande embasamento técnico-científico, o engenheiro químico pode atuar em todos os setores da indústria, acompanhando o processo industrial em todos os níveis, inclusive na pesquisa.
    No exercício da sua atividade profissional, o engenheiro químico busca o controle dos fenômenos físicos, químicos e/ou biológicos, nos quais intervêm variáveis de natureza econômica. O que o permite pesquisar e desenvolver novos processos e/ou produtos, bem como produtos substitutos, novas aplicações para produtos existentes ou a recuperação e o aproveitamento de resíduos considerados inúteis; conceber e realizar o projeto químico de uma instalação industrial química, com base na pesquisa realizada seja em escala laboratorial, ou em escala piloto; poderá colaborar na realização do projeto final e na execução da montagem da instalação química; ser responsável pelo adequado funcionamento de um setor ou da totalidade de uma usina química; ser responsável ou participar de estudos técnico-econômicos, de pesquisa de mercado, de previsão tecnológica, de controle de qualidade, de controle de poluição, de normalização de viabilidade técnico-econômica, associados com a atividade da indústria química nacional; além de atuar como professor universitário.
    O engenheiro químico deve ter também a capacidade de utilizar, de forma responsável, o conhecimento técnico e pedagógico adquirido e suas implicações no meio ambiente, respeitando o direito à vida e ao bem-estar dos cidadãos.

Matriz curricular

Ementas das disciplinas


Mais informações:
Coordenadoria do curso de Engenharia Química
Telefone:  3521-1097 - Ramal: 242/238/257
www.quimica.ufg.br