Engenharia Mecânica (Goiânia)

Duração: 10 semestres
Grau acadêmico: Bacharelado
Turno: integral
Criação: Res. CONSUNI 12/08, de 27/6/2008
Reconhecimento:
Unidade Responsável: Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EEEC)


Perfil: O profissional de Engenharia Mecânica tem uma atuação bastante ampla, pois é o profissional que utiliza os conhecimentos de matemática e física para projetar, construir e operar sistemas mecânicos, que englobam uma área muito vasta envolvendo os órgãos de máquinas, a termodinâmica, a climatização, a termotecnia, a mecânica dos fluidos, a mecânica dos materiais, as máquinas térmicas.
    O profissional estará habilitado a projetar componentes, máquinas, equipamentos mecânicos e processos, motores, veículos, e outros produtos das indústrias mecânicas, além de organizar e supervisionar suas etapas de fabricação, montagem, funcionamento e manutenção, bem como projetar instalações industriais que preservem o meio ambiente.
    O currículo do curso é focado na busca de soluções que privilegiam o conforto e a satisfação dos usuários, bem como a segurança e o bem-estar da sociedade. É função de um engenheiro mecânico atuar na transformação da matéria-prima em um produto, na geração de energia para a realização destas transformações e na solução de problemas com transporte de massa e energia, além de outras atividades. Este profissional pode atuar na indústria automobilística, mecânica, têxtil, em pesquisas tecnológicas, no desenvolvimento de produtos, na administração, em projeto, instalação, operação e manutenção.
    A Engenharia Mecânica está diretamente ligada à industrialização: “Onde houver uma indústria, haverá por trás de sua produção as mãos de um engenheiro mecânico.” e pode se dividir em três grandes classes: mecânica pesada, produção em série e mecânica fina.
    O Engenheiro Mecânico atua no projeto de uma indústria. Dessa forma, pode-se considerar o engenheiro mecânico um profissional importante quando se quer promover o desenvolvimento industrial

Matriz curricular

Ementas das disciplinas

Mais informações:
Coordenadoria do curso de Engenharia Mecânica
Telefone:  3209-6292/3209-6076
www.eeec.ufg.br