Ciências Ambientais (Goiânia)

Duração: 08 semestres
Grau acadêmico: Bacharelado
Turno: integral
Criação:
Reconhecimento: Res. CONSUNI 06, de 27/6/08
Unidade Responsável: Instituto de Estudos Socioambientais (IESA)


Perfil: O curso de Ciências Ambientais se propõe a formar profissionais que consigam compreender a natureza complexa e integrada dos processos ambientais, os quais, necessariamente, devem ser observados em diferentes escalas e interpretados à nível das várias esferas que compõem o sistema terrestre (litosfera, biosfera, atmosfera), tendo como referência espacial a bacia hidrográfica.
    Profissionais que consigam, de forma sistêmica e hierárquica, descrever, quantificar e valorar os diversos serviços ambientais e impactos de natureza antrópica, bem como projetar cenários futuros, imprescindíveis à efetiva governança do território e de seus recursos naturais.
    O curso, oferecido na modalidade Bacharelado e na forma presencial, está concebido, estruturado e fundamentado em disciplinas básicas vinculadas, entre outras, às geociências, geografia, ciências do solo e ecologia de paisagens. Assim, o futuro profissional poderá trabalhar com as relações envolvendo a litosfera-biosfera-atmosfera, bem como compreender e intervir em questões ambientais que permeiam entre as rígidas fronteiras profissionais ainda vigentes. Da mesma forma, este profissional deverá ser instrumentalizado quanto ao uso de imagens de satélite e dados cartográficos em geral, ao mesmo tempo em que estar capacitado para analisar estes e outros dados, através de ferramentas computacionais e estatísticas.
    O curso tem como objetivo geral formar profissionais devidamente habilitados a desenvolver atividades de ensino, de pesquisa e de aplicação técnica, nos campos gerais e específicos da ciência ambiental, garantindo sua autonomia científica, técnica e profissional. Em respeito aos objetivos específicos espera-se que o cientista ambiental tenha:

• Atuação propositiva na busca de soluções relativas às questões ambientais;
• Envolvimento com os fundamentos teóricos e metodológicos das Ciências Ambientais;
• Desenvolvimento constante de suas habilidades gerais e específicas;
• Capacidade para equacionar e propor soluções para problemas relativos ao uso de recursos naturais;
• Capacidade de projetar cenários futuros imprescindíveis à efetiva governança do território.
Habilidades do egresso:
• Analisar, interpretar e representar as diversas manifestações do conhecimento ambiental;
• Dominar métodos e técnicas instrumentais, laboratoriais e de campo, relativas à produção do conhecimento ambiental;
• Articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento científico dos processos que envolvem o ser Humano e a natureza;
• Articular e explicar elementos naturais e humanos;
• Organizar e dominar os conhecimentos sobre a natureza e a sociedade;
• Planejar e elaborar programas, planos e projetos aplicados aos espaços urbano e rural, a partir dos fenômenos ambientais;
• Analisar e executar programas, planos e projetos aplicados aos diferentes espaços.


Matriz curricular

Ementas das disciplinas


Mais informações:
Coordenadoria do Curso de Ciências Ambientais
Telefone: 3521-1184 Ramal 200
www.face.ufg.br