Arquitetura e Urbanismo - Goiânia

Duração: 08 semestres
Grau acadêmico: Bacharelado
Turno: integral
Criação:
Reconhecimento: Res. CONSUNI 05, de 27/06/08
Unidade Responsável: Faculdade de Artes Visuais (FAV)

Perfil: O curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo tem por objetivo a formação específica de profissionais capazes de compreender e traduzir as necessidades e aspirações individuais e de comunidades, para conceberem, organizarem e construírem espaços interiores e exteriores, nas escalas do ambiente, da edificação, do urbanismo e do paisagismo.
    A arquitetura inclui tudo aquilo que se refere à concepção e à construção do entorno do homem. Desta forma, abrange desde a elaboração de projetos para novas edificações, bem como intervenções ou reabilitações em edifícios existentes, para permitir adequações a novos usos. O arquiteto projeta uma ampla gama de edifícios, tais como habitações, escolas, hospitais, museus, fábricas, edificações agrárias, instalações esportivas, centros comerciais, igrejas, escritórios, etc. Enquanto urbanista, concebe espaços urbanos, jardins, parques e a paisagem, projeta o crescimento das cidades e ordena o território. Outras possíveis atuações são: a teoria, história, crítica e pesquisa (campos predominantemente acadêmicos) e a arquitetura de interiores.
    Através da trilogia projeto, teoria e história e tecnologia, com ênfase nas disciplinas de projeto de arquitetura, o curso visa uma formação teórico-prática afinada com as exigências do MEC e do sistema CONFEA/CREA, comprometida com a responsabilidade social e a consciência crítica dos futuros arquitetos quanto à conservação e valorização do patrimônio construído e a proteção do ambiente natural através da utilização racional dos recursos disponíveis. Desta forma, o egresso estará apto a dar sua contribuição para o desenvolvimento da região em que está inserido, visando a melhor qualidade de vida da sociedade.

Matriz curricular

Ementas das disciplinas

Mais informações:
Coordenadoria do curso de Arquitetura e Urbanismo
Telefone: 62 3521 1127/ 35211241
www.fav.ufg.br