Artes Cênicas (Goiania)

Duração: 08 semestres
Grau acadêmico: Licenciatura
Turno: predominantemente vespertino
Criação:
Reconhecimento: Port. MEC 3799, de 17/11/04
Unidade Responsável: Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC)

Perfil: O perfil do profissional formado no curso de Artes Cênicas – bacharelado, com habilitação em Interpretação Teatral, e licenciatura – está baseado na construção e desenvolvimento do conhecimento teatral, na amplitude de seus múltiplos referenciais, tendo como eixo o fenômeno da criação cênica, em plena relação com a reflexão e a compreensão crítica dos fenômenos artísticos, sociais, econômicos e políticos do país. O profissional estará habilitado a atuar em diferentes contextos, considerando-se as diferenças sociais, com o objetivo de desenvolver a prática teatral como ponto central da qualidade de vida e da integração entre indivíduos, grupos e suas organizações.
    O foco do curso está situado nos processos criativos da performance de cena do ator, em suas diversas abordagens éticas e estéticas, nos processos de montagem do espetáculo, na criação coletiva, no estudo e prática da encenação, das teorias e da história do teatro do ponto de vista tanto artístico quanto educativo. Desse modo, também interessam à formação do bacharel os aspectos da pedagogia teatral, da aprendizagem de técnicas de encenação e interpretação e da autocriação do artista; assim como é de interesse do licenciado aquilo que caracteriza o fenômeno cênico em sua singularidade artística, o conhecimento do teatro em seu modo próprio de operar na cultura, resguardadas as devidas proporções entre a perspectiva de cada modalidade.
    O curso de Artes Cênicas, na modalidade Licenciatura, tem como núcleo epistemológico a integração entre teoria e prática do fazer teatral e sua pedagogia específica. Nesse sentido, o teatro é assumido em uma perspectiva de ensino-aprendizagem, como forma de conhecimento e como prática produtiva e integrativa de aspectos cognitivos e afetivos da expressão humana. Visa-se aqui a formação de um professor-artista capaz de dominar a abordagem metodológica, os princípios estéticos, políticos e pedagógicos da arte que ensina, assim como de praticar e refletir sobre os procedimentos da elaboração do discurso cênico, permitindo a participação criativa e crítica dos seus alunos.


Matriz curricular

Ementas das disciplinas

Mais informações:
Coordenadoria do curso de Artes cênicas - bacharelado
Telefone: 3521-1125
www.emac.ufg.br