Ciências Sociais (Goiânia)

Duração: 08 semestres
Grau acadêmico: Licenciatura
Turno: matutino
Criação:  Dec. 63636, de 19/11/68
Reconhecimento:
Unidade Responsável: Faculdade de Ciências Sociais (FCS)

Perfil: As Ciências Sociais são um campo do conhecimento científico que estuda a constituição da realidade social, as relações entre indivíduos e grupos e os complexos processos simbólicos que lhes dão forma. As Ciências Sociais congregam três áreas de conhecimento – sociologia, antropologia e ciência política – que estudam, entre outras questões:
-    Sociologia: as condições da vida humana em sociedade, os fenômenos, processos e relações que nelas se estabelecem, caracterizadas por desigualdades e disputas de poder.
-    Antropologia: a diversidade humana, de uma perspectiva comparativa, na qual são enfatizados os comportamentos e os significados culturais, assim como as diferentes formas de organização social.
-    Ciência Política: as instituições, processos e regimes políticos, as teorias e ideologias políticas e a distribuição do poder entre grupos sociais, Estado e organizações.
    O graduado em Ciências Sociais encontra um campo diversificado de atuação profissional. No ensino, o licenciado pode atuar em escolas públicas e particulares. O cientista social pode ainda seguir a carreira acadêmica de professor universitário, se continuar seus estudos no mestrado e doutorado. Como pesquisador e consultor, o formado em Ciências Sociais encontra inserção profissional em instituições de pesquisa (nas áreas de opinião pública; de diagnósticos sociais, econômicos e culturais; de impacto e riscos ambientais; de aplicação de políticas públicas) e em instituições multilaterais como Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e Organização das Nações Unidas (ONU).Pode atuar, também, na formulação e acompanhamento de projetos de intervenção social e no planejamento e execução de políticas públicas, em setores como saúde, educação, cultura, promoção social, política indigenista. Pode ainda prestar assessoria a empresas, sindicatos, partidos políticos e organizações de movimentos sociais.
    Em Goiânia, o curso de graduação é oferecido pela Faculdade de Ciências Sociais (FCS), localizada no Câmpus Samambaia, com duração média de quatro anos. O curso divide-se nas modalidades Licenciatura (que enfatiza a formação de professores) e Bacharelado, com uma habilitação geral em Ciências Sociais e uma específica em Políticas Públicas.
    Na avaliação divulgada pelo Ministério da Educação em 04 de setembro de 2009, o curso de Ciências Sociais da FCS/UFG, foi reconhecido como um dos melhores do país. Para mais informações sobre as Ciências Sociais na FCS/UFG, acesse www.cienciassociais.ufg.br.

Matriz curricular

Ementas das disciplinas


Mais informações:
Coordenadoria do Curso de Ciências Sociais  
Telefone: 3521-1339 / 3521-1128
www.cienciassociais.ufg.br