Comunicação Social (Goiânia)

Duração: 08 semestres
Grau acadêmico: Bacharelado em Relações Públicas
Turno: matutino
Criação: Dec. 83336, de 16/04/79
Reconhecimento:
Unidade Responsável: Faculdade de Comunicação social e Biblioteconomia (FACOMB)

Perfil: Na área de Comunicação Social, a UFG oferece três habilitações: Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. No ato da inscrição no Processo Seletivo, o candidato que escolher Comunicação Social deverá optar por uma das habilitações. Por integrarem a mesma área, as três habilitações possuem entre si um tronco comum de disciplinas, que vai introduzir o aluno de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas no estudo teórico e analítico dos processos sociais e culturais que compõem o universo da comunicação.
    A formação do profissional (jornalista, publicitário e relações públicas) é realizada através das disciplinas e atividades exclusivas de cada curso. Aos graduados é conferido o grau de bacharel em Comunicação Social, com a indicação de sua habilitação.
    O curso de Relações Públicas prepara o aluno para desempenhar funções de assessoria de comunicação em organizações públicas (no âmbito federal, estadual e municipal), privadas (empresas industriais, comerciais e prestação de serviços) e do terceiro setor (ONGs, associações, etc.).
A finalidade de tal assessoria é direcionar as políticas organizacionais através de estratégias de comunicação, com vistas a alcançar a visibilidade institucional e manter o bom relacionamento com públicos como: colaboradores, clientes, fornecedores, acionistas, imprensa, comunidade, entre outros.
    Os alunos aprendem, para isso, a realizar diagnóstico da organização, mapear os diferentes públicos que a compõem, desenvolver planejamento estratégico de comunicação integrada, elaborar pesquisas de opinião pública, planejar eventos e construir instrumentos de comunicação dirigida.
    Diversas técnicas de comunicação são aprendidas durante o curso em seu aspecto mais prático, tais como: execução de atividades estratégicas de comunicação institucional, avaliação de ações referentes a cada público, organização de eventos, elaboração de pesquisa de opinião pública, elaboração de manuais e filmes institucionais, redação de revistas, relatórios e jornais, além da criação de conteúdo para as mídias digitais. Tudo com o propósito de estabelecer uma comunicação efetiva entre a organização e seus públicos.
    Dentre as disciplinas que irão desenvolver essas competências temos: Planejamento, Mercadologia, Pesquisa de Opinião e Mercado, Relações Públicas Especializadas, Redação, etc.
    Para o exercício da prática profissional, o curso dispõe de uma estrutura de laboratórios composta pela Simetria (agência experimental), o CEPE-RP (Centro de Estudos e Pesquisas em Relações Públicas), estúdios de fotografia, rádio e TV, além de sala de redação.

Matriz curricular

Ementas das disciplinas


Mais informações:
Coordenadoria do Curso de Relações Públicas
Telefone: 3521-1042/ 3521-1335
www.fic.ufg.br