Engenharia de Alimentos (Goiânia)

Duração:  10 semestres
Grau acadêmico: Bacharelado
Turno: integral
Criação:
Reconhecimento: Port. MEC 1795, de 18/06/04
Unidade Responsável: Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos (EAEA)

Perfil: O engenheiro de Alimentos é, atualmente, um dos profissionais mais procurados no mercado de trabalho, especialmente em Goiás, onde as grandes, médias e pequenas empresas alimentares se encontram em plena expansão.
    A Engenharia de Alimentos é uma área de conhecimento que engloba todos os elementos relacionados à industrialização de alimentos, abrangendo as indústrias de insumos e equipamentos, a higiene e o tratamento de resíduos industriais, o desenvolvimento e implantação de projetos, a consultoria, a gestão industrial e o ensino e a pesquisa em Ciências, Tecnologia e Engenharia de Alimentos.
    O curso, ministrado em período integral, proporciona ao aluno conhecimentos que o tornam capaz de desenvolver e executar projetos de instalação ou expansão de indústrias de alimentos; de atuar na operação de unidades de processamento de leite, carnes, cereais, bebidas, biotecnologia e outros processamentos de matérias-primas alimentares; de desenvolver novos processos e produtos; de planejar e executar programas de controle de qualidade de alimentos.
    Para se tornar apto a atuar nestas funções o aluno estuda matérias das disciplinas básicas: matemática, química, física, biologia; de disciplinas profissionalizantes como fenômenos de transporte, operações unitárias, ciências dos materiais, economia e administração, entre outras; e de disciplinas específicas da profissão como métodos de conservação de alimentos, tecnologia e processamentos de alimentos (leite, carnes, frutas, hortaliças, óleos, cereais e tubérculos), projetos agroindustriais, controle de qualidade, embalagem, análise sensorial, entre outras.
    Durante o curso o aluno terá que cumprir 100 horas de atividades complementares e, após o término das disciplinas, cumprir carga horária de no mínimo 200 horas em estágio supervisionado, em área de abrangência do curso.

Matriz curricular

Ementas das disciplinas