Perguntas Frequentes - Docentes

Um curso deve ofertar o limite de vagas definido no PPC?
Um curso, que oferta 40 vagas para ingressantes, deve prever um quantitativo de vagas que considere os estudantes que reprovaram (ou parte deles) e aqueles que ingressarão por edital de vagas remanescentes.

Um curso que atende dois turnos pode ampliar a oferta de vagas em um dos turnos por demanda dos estudantes?
O curso pode, por demanda dos estudantes, ampliar o quantitativo de vagas em um dos turnos, mas isso não deve ser regra, uma vez que há um edital de mudança de turno, caso esse estudante esteja impossibilitado de cursar disciplinas no turno a que pertence. Todavia, o curso precisa verificar o impacto dessa ampliação de vagas em um dos turnos, tendo em vista a questão de ensino-aprendizagem e a disponibilidade dos docentes atenderem a essa demanda. Vale lembrar que o aluno cursar disciplina em outro turno, e não no turno que caracteriza a matriz de ingresso, não configura mudança de turno.

Qual o caminho para reabrir turma?
Acesse o Portal do Docente. Na tela inicial, localize o link 'Ver turmas anteriores'. Na próxima tela, escolha a turma que deseja reabrir e clique no ícone 'Acessar turma'. Na tela seguinte, localize o ícone 'Reabrir turma' para fazer as alterações necessárias. Após, consolide novamente a turma.

É possível vincular mais de um docente na mesma turma? Como fica a carga horária?
É possível vincular dois ou mais docentes na mesma turma, desde que a carga horária do componente seja dividida entre eles. Exemplo: uma disciplina de 64h que está sendo ofertada e terá dois docentes vinculados, basta atribuir 32h para cada um no momento da vinculação.

E para vincular dois ou mais docentes com a mesma carga horária do componente ofertado?
É necessário cumprir o Parágrafo Único do Artigo 44 do RGCG, que exige que o componente esteja identificado no PPC de que necessitará de dois ou mais docentes ao mesmo tempo nas turmas ofertadas.

Qual é o procedimento para dar acesso a um(a) novo(a) coordenador(a) no SIGAA?
Não é necessário nenhum procedimento, pois assim que é publicada a Portaria de designação do/a coordenador/a, a Diretoria de Administração de Pessoas (DAP), redireciona o processo à Pró-Reitoria de Graduação.

Qual é o procedimento para dar acesso ao TA que irá apoiar o trabalho da Coordenação de Curso?
O(a) diretor(a) ou vice da unidade de lotação do servidor/colaborador, deverá enviar Ofício via SEI para DGT do com indicação do(s) do(s) curso(s) a serem atribuídos ao TA que irá apoiar o trabalho da Coordenação de Curso.

Como fazer matrícula de estudante ingressante?
Basta utilizar a funcionalidade ‘Matrícula em Lote, disponível no Portal da Coordenação do Curso, no seguinte caminho: Menu ‘Matrículas’ -> ‘Matricular em Lote’

O estudante que reprovou nas disciplinas do primeiro período consegue solicitar matrícula?
Sim, ele consegue solicitar matrícula, mas a efetivação nas turmas dependerá do seu Índice de Prioridade. De qualquer modo, ele também tem o período de acréscimo para tentar obter vaga em turmas.

Um estudante da pós-graduação da UFG tem interesse em cursar uma disciplina na graduação. Quais são os procedimentos?
Leia o Tutorial, clicando aqui.