Musicoterapia (Goiânia)

Duração: 08 semestres
Grau acadêmico: Bacharelado
Turno: integral
Criação: Por. MEC 1818, de 11/07/03
Reconhecimento:
Unidade Responsável: Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC)

Perfil: O curso de Musicoterapia é destinado à formação do musicoterapeuta, habilitando esse profissional a utilizar a música como matéria-prima de seu trabalho na área terapêutica. É oferecido ao aluno conhecimento musical específico, conhecimentos da saúde e ciências humanas, necessários à fundamentação teórico-científica do exercício profissional. Além de vivências na área de sensibilização e relacionadas aos efeitos do som e da música no ser humano. A musicoterapia pode ser aplicada tanto na prevenção quanto no tratamento de diversas doenças, em todas as faixas etárias, não sendo necessário ao paciente qualquer conhecimento prévio de música.
    O profissional musicoterapeuta poderá atuar nas seguintes áreas:
• Saúde mental: transtornos mentais - neuroses, psicoses, autismo, esquizofrenia, dependência química;
• Social: gestantes, idosos, menores em situação de risco, detentos, familiares, cuidadores;
•Organizacional: atuação junto ao setor de Recursos Humanos – seleção de pessoal, desenvolvimento de equipes;
• Hospitalar: câncer, HIV, pacientes terminais; em situações de pré e pós-cirurgia;
• Educação especial: dificuldades de aprendizagem e distúrbios da fala; nas necessidades especiais, como deficiência física, intelectual, sensorial (auditiva e visual) e múltipla;
• Motora: alterações neurológicas, AVE (derrame cerebral), demências, paralisia cerebral;
• Na estimulação precoce com bebês;
• Na clínica: com indivíduos que buscam o autoconhecimento.
    É oferecida ao aluno uma formação interdisciplinar, adquirindo conhecimento musical específico, conhecimentos da saúde e ciências humanas, necessários à fundamentação teórico-científica do exercício profissional. Além de vivências na área de sensibilização e relacionadas aos efeitos do som e da música no ser humano. Durante o curso o aluno realizará estágios curriculares supervisionados nas áreas de atuação da Musicoterapia em instituições conveniadas com a UFG, numa parceria junto aos profissionais atuantes, levando à construção e apresentação de estudos de casos a partir dos estágios.
    O candidato ao curso deverá ter conhecimentos prévios de música, sendo necessário realizar a prova de Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos em Música no Processo Seletivo.
    As aulas são ministradas no período matutino e vespertino (de segunda-feira a sábado). Após a conclusão da graduação o aluno tem a oportunidade de dar continuidade aos seus estudos no âmbito da pesquisa, participando do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música e Artes Cênicas na linha de pesquisa que engloba a Musicoterapia.


Matriz curricular

Ementas das disciplinas


Mais informações:
Coordenadoria do curso de Musicoterapia
Telefone:  3521-1125
www.emac.ufg.br