Matemática Industrial (Catalão)

Duração:  08 semestres
Grau acadêmico: bacharelado
Turno: noturno
Criação: Res. CONSUNI 19, de 27/06/08
Reconhecimento:
Unidade Responsável: Campus Catalão

Perfil: De modo geral, as empresas necessitam cada vez mais de pessoal qualificado, com conhecimento matemático suficiente para tratar problemas que surgem com frequência. Esta é uma tendência mundial, amparada pelo crescente desenvolvimento tecnológico atual e a importância de um profissional com formação específica se faz presente para a busca e decisão acerca da solução do problema. Isto carece de formação um tanto quanto diversificada dentro das várias áreas da Matemática aplicada. Portanto, técnicas avançadas e eficazes de pesquisa operacional, análise matemática, análise numérica, otimização, ou mesmo métodos de Matemática aplicada fazem a diferença qualitativa na busca da solução, e do tempo gasto para encontrá-la.
A formação do matemático industrial prioriza o estudo de técnicas avançadas de pesquisa operacional, análise matemática, análise numérica, otimização, gestão de pessoal e de processos, métodos de Matemática Aplicada em geral, dentre outras.
Tradicionalmente, usa-se essa designação para o profissional com formação específica para extrair a essência matemática de um problema real e buscar sua solução ótima, pautando pela qualidade da solução, modelagem matemática, e tempo gasto na busca dessa solução.
Durante o curso, os alunos têm oportunidade de trabalhar em diversos projetos, voltados para a área de robótica, automação, controle de processos, tecnologia aeroespacial, além de participar intensamente de uma série de visitas ao parque industrial da região, proporcionando uma maior familiaridade com o seu futuro ambiente de trabalho.


Matriz curricular

Ementas das disciplinas


Mais informações:
Coordenadoria do curso de Matemática Industrial
Telefone: (64)  3441 - 5320