Matemática (Goiânia)

Duração:  08 semestres
Grau acadêmico: licenciatura
Turno: vespertino
Criação: Dec. 65874, de 15/12/69
Reconhecimento:
Unidade Responsável: Instituto de Matemática e Estatística (IME)

Perfil: Ao escolher o curso de Matemática o aluno deve estar consciente do desafio e da importância social desta área do conhecimento e do vasto mercado de trabalho que a área proporciona.
O curso de Matemática tem como objetivo formar pessoas qualificadas, profissionais com consciência crítica, capacidade de construir, usar e transmitir o conhecimento, contribuindo para melhoria do ensino e do bem-estar social.
Os locais de realização do curso são: Instituto de Matemática e Estatística (IME-UFG), Câmpus Catalão da Universidade Federal de Goiás (CAC), e Câmpus Jataí da Universidade Federal de Goiás (CAJ). Os docentes do IME, CAC e CAJ desenvolvem as atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A Matemática é uma ciência base para o desenvolvimento das outras ciências. A pesquisa concentra-se na produção de material didático, geração de conhecimentos em Matemática e Estatística, que são divulgados por meio de artigos publicados em revistas científicas.
As atividades de extensão ocorrem por meio do intercâmbio acadêmico-institucional, do desenvolvimento de projetos, tais como, a Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás (OMEG), da realização de congressos científicos (regional/nacional/ internacional), o Encontro de Matemática e Estatística, a Jornada de Educação Matemática, dos cursos de atualizações realizados e assessorias prestadas.
Os alunos com bom desempenho acadêmico poderão pleitear bolsas de iniciação científica, de licenciatura, do Programa de Educação Tutorial (PET) e de extensão para desenvolver projetos extracurriculares.
Ao concluir o curso de graduação em Matemática o aluno tem, dentre as mais diversas possibilidades:
• Exercer uma das mais importantes profissões, ser professor, atuando nos níveis do ensino fundamental, médio e superior;
• Prosseguir os estudos em cursos de pós-graduação, na UFG ou em outra instituição, nos níveis de Especialização, Mestrado e Doutorado, em Matemática, Educação Matemática e áreas afins: Computação, Engenharias, Estatística, Física, etc., e assim se tornar um pesquisador;
• Concursos públicos.


Matriz curricular

Ementas das disciplinas


Mais informações:
Coordenadoria do curso de Matemática
Telefone:  3521-1153/3521-1124
www.ime.ufg.br