logo prolicen 2

Prolicen 2017/2018 - Edital Retificado

Como é do conhecimento de todos, a UFG encontra-se em fase de implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Para que a inscrição na Iniciação Científica (IC) e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (IDTI) pudesse ocorrer, dois módulos foram implantados.


Inicialmente foi implantado o MÓDULO PESQUISA, onde devem ser cadastrados os projetos de pesquisa, bem como os planos de trabalho. Ocorreram vários problemas que estão sendo superados. Depois do período de inscrições da IC e IDTI o sistema ficou mais estável e encontra-se funcionando relativamente bem, porém necessitando de customização para permitir que todas as categorias de pesquisador da UFG possam cadastrar projetos como coordenador (no momento persiste o problema de somente docentes efetivos poderem ser coordenadores).


Em maio teve início a implantação do MÓDULO PRODUÇÃO INTELECTUAL. O sistema está completamente instável e gerando diversos erros. Para evitar prejuízos na avaliação das propostas submetidas aos Editais de Iniciação Científica e Tecnológica, a PRPI solicitou uma customização emergencial no sentido de permitir, a inclusão da pontuação final do pesquisador, a partir de outro sistema. Trata-se de uma solução provisória, mas necessária para garantir que os docentes não sejam prejudicados.


Desse modo, as produções científica/técnicas/artísticas, orientações acadêmicas e participação em bancas do proponente foram extraídas de forma automática Currículo Lattes, considerando o período 2012 a 24/04/2017. As informações extraídas de forma automática do Currículo Lattes foram transferidas para planilhas Excel para o cálculo da pontuação e nota relativa a produção intelectual do proponente.

A pontuação será convertida numa nota entre 0 (zero) e 10 (dez). A maior pontuação em cada área do conhecimento receberá nota 10 (dez). A nota dos demais proponentes será calculada proporcionalmente, em relação a maior pontuação da área, por regra de três simples. A nota atribuída ao projeto de pesquisa será extraída do SIGAA, será tratada estatisticamente a depender do número de relatores ad hoc que avaliaram o projeto, e migrada para a planilha de Excel para permitir o cálculo da pontuação final do proponente, que considera a nota do projeto e a nota da produção intelectual.


A classificação final das propostas será definida pelo cálculo da média final do proponente onde a nota do projeto terá peso 3 e a nota relativa as informações extraídas do Lattes, peso 7. Independente da nota obtida pelo proponente que será utilizada na classificação final, os planos de trabalho que não tiverem a avaliação positiva quanto ao mérito, serão desclassificados.


Outro ponto importante é que essa nova modalidade de avalição permitiu que a tabela de pontuação pudesse incluir as orientações na graduação e produção artísticas, gerando uma avaliação mais justa.


Diante de todas essas considerações, os editais da Iniciação Científica (IC), incluindo o PROLICEN, e da Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (IDTI) foram retificados. Informamos que o resultado preliminar será divulgado a partir de 07 de julho e o período de reconsideração será de 07 a11 de julho.

 

EDITAL PROGRAD/PRPI Nº 013/2017 - Retificado - Publicado 03 de julho de 2017

 

Para mais informações acesso o link https://prograd.ufg.br/p/7195-prolicen

Categorias: EDITAL