Weby shortcut

Letras: Estudos Literários - Bacharelado

Atualizado em 08/12/15 16:27.


Turno: vespertino. | Duração: oito semestres. | Vagas: 10. | Câmpus: Goiânia | Ingresso: 1º semestre.

Sobre o curso de Letras: Estudos Litetários

O curso de Letras: Estudos Literários possibilita uma formação para o desenvolvimento de projetos de pesquisa teórica, crítica e histórica em Literatura. O curso leva em conta, principalmente, a literatura em língua portuguesa e a cultura brasileira, sem perder de vista literaturas de outras línguas e culturas.

O curso destina-se à formação de profissionais que se ocupem do fato literário, descrevendo e desenvolvendo pensamento sobre as relações entre a literatura e o mundo, considerando-se as formações sociais, a história e a cultura dos povos.

Pretende-se levar o discente a investigar um fato literário, a identificar um problema e analisá-lo, descrevê-lo ou explicá-lo, fundamentado em pesquisas atualizadas. Para tanto, o discente é apresentado às perspectivas teóricas, críticas e históricas que possibilitam a busca de conhecimento novo e não a reprodução do já sabido. Assim, afirma-se a função da universidade como produtora de conhecimento e como corresponsável pela busca de soluções para questões sociais.

O curso de Letras: Estudos Literários é composto por disciplinas teóricas que dão suporte necessário à área de Letras (disciplinas do Núcleo Comum), bem como por disciplinas específicas para a formação em Literatura (disciplinas do Núcleo Específico Obrigatório) e Núcleos livres, compreendendo o desenvolvimento de um projeto de pesquisa que resultará em uma monografia a ser defendida no final do curso.




Profissão

O profissional em Estudos Literários deve buscar compreender a linguagem em suas múltiplas dimensões. Para isso, o curso de Letras: Estudos Literários forma profissionais que estabeleçam interfaces com outras áreas do conhecimento humano.

Assim, o curso pretende:

  1. formar profissionais dos Estudos Literários aptos para descrição, crítica e reflexão sobre literatura;

  2. favorecer a expansão e diversificação de repertório literário;

  3. promover o conhecimento acadêmico sobre literatura e sobre as práticas e discursos que a envolvem;

  4. proporcionar a compreensão da literatura como linguagem, prática social, histórica, cultural e relacional;

  5. promover o desenvolvimento de habilidades de leitura literária;

  6. promover o conhecimento da Literatura Brasileira em relação recíproca com sua cultura e formação social;

  7. promover o conhecimento de outras literaturas em relação com suas culturas e formações sociais;

  8. possibilitar atitudes de pesquisa pela visão crítica de perspectivas teóricas e metodológicas adotadas nas investigações dos Estudos Literários.

Listar Todas Voltar