Engenharia de Materiais

Turno: integral

Duração: dez semestres (5 anos)

Sede do curso: Câmpus Aparecida de Goiânia

Entrada no curso: 40 vagas no 1° semestre e 0 vagas no 2° semestre

Sobre o curso de Agronomia

O curso de Engenharia de Materiais da UFG foi o primeiro desta especialidade na região centro-oeste no País e visa a demanda por mão-de-obra qualificada das indústrias goianas, em especial dos pólos empresariais instalados no estado de Goiás.

O curso de Engenharia de Materiais é oferecido na modalidade de Bacharelado e tem suas disciplinas em período integral na modalidade presencial. O ingresso no curso é feito em turmas de 40 alunos, respeitando as políticas de seleção e de acesso ao ensino superior praticadas na Universidade.

A carga horária total do curso é de 4140 horas, dividas em 10 semestres. As disciplinas estão divididas em cinco grupos de acordo com sua área dentro da engenharia de materiais: básicas, transversais, cerâmicas, metais e polímeros.

As disciplinas básicas visam dar ao egresso uma base sólida em engenharia enquanto as disciplinas previstas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

O engenheiro de materiais poderá trabalhar na pesquisa e desenvolvimento de novos materiais, bem como nas mais diversas empresas de transformação de materiais nos mais tipos de indústrias.

As competências do egresso do curso de engenharia de materiais são:
• Capacidade crítica e criativa para que esteja apto a desenvolver pesquisas utilizando o método científico.
• Realizar a caracterização de materiais, podendo emitir laudos de inspeção.
• Supervisionar os processos de instalação e manutenção de equipamentos. • Atuar em equipes multidisciplinares para o desenvolvimento de produtos e/ou soluções de engenharia.
• Fazer a seleção e especificação de materiais e processos de fabricação.
• Selecionar a destinação final mais adequadas para produtos, visando equilibrar as questões econômicas e ambientais.

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências e Tecnologias da UFG