Agronomia - Goiânia

Turno: integral

Duração: dez semestres (5 anos)

Sede do curso: Câmpus Samambaia

Entrada no curso: 70 vagas no 1° semestre e 70 vagas no 2° semestre

Matriz Curricular AGRO-BI-PRONERA, 2019

Matriz Curricular AGRO-BI-3, 2012

Matriz Curricular AGRO-BI-2, 2009

Matriz Curricular AGRO-BI-1, 2006

Sobre o curso de Agronomia

O curso de Agronomia na UFG prepara seus alunos para atuar em segmentos relacionados aos sistemas agropecuários e agroindustriais, capacitando-os a identificar e resolver problemas, com responsabilidades técnica e social. Assim, sua formação contempla as vertentes técnico-científica, ambiental, social, econômica, política, ética e humanista. Para isso, o estudante participa de atividades para o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e habilidades práticas, por meio de aulas expositivas, teóricas e práticas, pesquisas em campo e laboratórios, estágios, programas de intercâmbio e projetos de extensão, em contato direto e constante com o universo das ciências agrárias. A articulação entre teoria e prática está embasada no tripé ensino-pesquisa-extensão, possibilitando acesso ao conhecimento existente e a novas habilidades e competências. O currículo é constituído de atividades acadêmicas perfazendo uma carga horária total de 4.672 horas, abrangendo desde conteúdos básicos necessários ao aprendizado do futuro profissional, inclusive para a caracterização da identidade profissional, até conteúdos específicos para o seu aperfeiçoamento. Além das disciplinas cursadas, o estudante deverá realizar estágio supervisionado, projeto orientado e atividades complementares, exercitando sua profissão e concluindo o treinamento recebido no curso acadêmico, podendo ser integralizado em cinco anos.

O Engenheiro Agrônomo formado pela Escola de Agronomia atua em diversos segmentos do agronegócio, como na produção agrícola de insumos, alimentos, fibras e energia, transporte, processamento e comercialização. Além disto, integra múltiplas atividades relacionadas à irrigação e drenagem, construções rurais, topografia, mecanização, produção, beneficiamento, armazenamento e processamento de produtos agropecuários, fertilidade e adubação do solo, manejo e conservação do solo e da água, defesa fitossanitária, alimentação e nutrição animal, melhoramento genético, economia, administração de empresas agrícolas, extensão rural, meteorologia aplicada à agricultura, tecnologias de produção agrícola, de sementes e mudas, paisagismo e biotecnologia. Constitui um profissional com competência técnico-científica e responsabilidade social, apto a promover, orientar e administrar a utilização e a otimização dos diferentes fatores que compõem os sistemas de produção, transformação e comercialização, aliado a princípios de proteção ambiental, além de planejar, pesquisar e aplicar técnicas, métodos e processos adequados à solução de problemas e à promoção do desenvolvimento sustentável. Desenvolve, ainda, a capacidade de compreensão e tradução das necessidades dos indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizacionais, bem como a utilização racional dos recursos disponíveis e da conservação do equilíbrio ambiental.

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Escola de Agronomia da UFG