Ciências Sociais - Bacharelado - Goiânia

Turno: matutino

Sede do curso: Câmpus Samambaia

Entrada no curso: 60 vagas no 1° semestre e 0 vagas no 2° semestre

No decorrer do curso, conforme o PPC (Projeto Pedagógico de Curso), o estudante deverá obrigatoriamente optar por grau acadêmico (bacharelado ou licenciatura)

Sobre o curso de Ciências Sociais - Bacharelado

O curso de graduação de Bacharelado em Ciências Sociais é o caminho para aqueles que querem ser cientistas sociais. Em sua área mais ampla de atuação, o bacharel em ciências sociais trabalha para compreender e demonstrar como a sociedade funciona estudando a constituição da realidade social e dos chamados fenômenos sociais, como por exemplo, a pobreza, a riqueza, as desigualdades sociais, políticas, de gênero, e econômicas, o consumo, os movimentos sociais, as eleições em seus diversos níveis, a formação de novos grupos e a sobrevivência de grupos já constituídos historicamente. Estes são apenas alguns exemplos de muitos temas nos quais o bacharel em ciências sociais pode se especializar e desenvolver na sua carreira profissional. O curso de ciências sociais congrega três áreas de atuação: Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Após o primeiro ano no curso de Ciências Sociais, o discente opta pela licenciatura ou pelo bacharelado. Caso opte pelo bacharelado usufrui de uma formação que integra as três áreas de atuação ao cursar disciplinas obrigatórias Sociologia Brasileira e Sociologia Latino-Americana pela área da Sociologia, Antropologia Brasileira e Etnografias Contemporâneas do Mundo pela área da Antropologia e Ciência Política Brasileira e Instituições Políticas pela área da Ciência Política. Assim, um dos grandes diferenciais do curso é a possibilidade de se tornar um profissional que seja ao mesmo tempo especializado em seu tema e área de atuação e possuidor de conhecimentos integradores e multidisciplinares, características cada vez mais valorizadas na vida profissional. O curso tem duração de 3 anos e meio e as aulas ocorrem predominantemente no período da manhã porém há aulas também à tarde.

Os bacharéis em ciências sociais desenvolvem teorias e métodos capazes de compreender em profundidade os chamados fenômenos sociais. Cabe ao cientista social elaborar, supervisionar, coordenar, planejar, implantar, dirigir, analisar ou avaliar estudos, trabalhos, pesquisas, planos, programas e projetos atinentes aos as condições da vida humana em sociedade, os fenômenos, processos e relações que nelas se estabelecem, à diversidade humana enfatizando os comportamentos e os significados culturais, às instituições, processos e regimes políticos e a distribuição do poder na sociedade. O bacharel em ciências sociais pode seguir carreira como docente universitário, especialmente se continuar os seus estudos na pós-graduação. Como pesquisador e consultor, o bacharel em ciências sociais encontra inserção profissional em institutos de pesquisa, em empresas, em fundações, em Organizações Não-Governamentais especialmente as que funcionam como Think Tank (ou seja, em produção de conhecimento específico), e em instituições multilaterais como Organização Internacional de Trabalho (OIT), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e Organização das Nações Unidas (ONU), dentre outras. O mercado de trabalho para a elaboração e supervisão de pesquisas é dinâmico e possui espaço para atuação uma vez que, cada vez mais, a sociedade vem exigindo das empresas, ONGS, do Estado, análises e explicações para os fenômenos sociais.

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências Sociais da UFG