Física - Licenciatura - Goiânia

Sede do curso: Câmpus Samambaia

Entrada no curso: 40 vagas no 1° semestre e 0 vagas no 2° semestre

Sobre o curso de Física - Licenciatura

O curso de Licenciatura em Física teve início na Universidade Federal de Goiás em novembro de 1963, com a criação do então chamado Instituto de Matemática e Física. O ingresso no curso é feito anualmente pelo Exame Nacional do Ensino Médio e é oferecido nos períodos integral e noturno. O objetivo central é oferecer ao aluno uma formação sólida desenvolvendo sua autonomia científica, sua capacidade de crítica e sua responsabilidade social, habilitando-o a atuar de forma competente e consciente. O curso é estruturado em disciplinas de Matemática, de Física Básica, de Física Avançada e de caráter Pedagógicas. Nas disciplinas de Matemática, o estudante aprenderá um formalismo avançado indispensável para o desenvolvimento dos modelos e teorias físicas estudadas. Na Física Básica, o estudante verá os conteúdos ministrados no ensino médio, mas em um nível mais aprofundado e usando ferramentas matemáticas mais sofisticadas. Na Física Avançada, o aluno estudará  Mecânica Clássica, Eletromagnetismo e Termodinâmica, usando um ferramental matemático robusto, e também as teorias modernas da Física como Relatividade, Mecânica Quântica, Física Nuclear e de Partículas. Nas disciplinas pedagógicas, o estudante irá estudar Fundamentos Filosóficos da Educação, Psicologia Educacional, Políticas Educacionais, Didática para o Ensino de Física, Língua Brasileira de Sinais, além de disciplinas de Prática de Ensino de Física e Estágio nas escolas que introduzem o caráter prático do curso.

O curso de Licenciatura em Física oferece aos seus alunos uma qualificação sólida visando à formação de profissionais altamente competentes. Esta formação pode servir de base para conduzir o egresso à atuação profissional como Físico Educador no ensino médio, além do prosseguimento de uma carreira acadêmica, habilitando-o aos cursos de pós-graduação em Ensino de Física ou áreas afins. O perfil do licenciado em Física da UFG transcende ao do perfil tradicionalmente atribuído ao Professor de Física, associado ao ensino médio, sendo dele também esperada a atuação em outros âmbitos educacionais e o desenvolvimento de pesquisas associadas ao dia a dia de seu trabalho profissional. Irá se dedicar prioritariamente ao ensino e à disseminação do saber científico em diferentes contextos educacionais. Ao tradicional papel de professor do ensino escolar formal agreguem-se aqui novas formas de educação científica, envolvendo produção de material didático (vídeos, softwares, experimentos, livros etc) e diversificados meios de comunicação (TV, rádio, internet etc.). Após o curso o estudante pode: lecionar em escolas públicas e particulares de ensino médio; trabalhar nos Institutos Federais espalhados pelo país; se dedicar na produção de materiais de divulgação do conhecimento científico; trabalhar em museus e outros espaços de divulgação do conhecimento científico; fazer mestrado e doutorado nas áreas de Ensino, Física pura e aplicada, Engenharias e áreas afins.

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Instituto de Física da UFG