Sistemas de Informação - Goiânia

Turno: noturno

Duração: nove semestres (4 anos e meio)

Sede do curso: Câmpus Samambaia

Entrada no curso: 40 vagas no 1° semestre e 0 vagas no 2° semestre

Sobre o curso de Sistemas de Informação

Sistemas de Informação (SI) representam um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, dados, redes de comunicação, bem como políticas e procedimentos para armazenar, recuperar, transformar e disseminar informação em uma organização. O papel central de Sistemas de Informação em uma organização inclui o apoio a processos e operações de negócio, a tomada de decisões e a estratégias para se obter vantagem competitiva. Para formar um profissional adequado e capaz de operar nesse contexto, o curso de Sistemas de Informação do INF-UFG fornece aos seus discentes uma base sólida em Ciência da Computação (ex.: Algoritmos e Lógica de Programação, Estruturas de Dados, Banco de Dados e Redes de Computadores), e formação teórico-prática em Engenharia de Software com assuntos relacionados a processos de desenvolvimento e ciclo de vida de software. Os discentes do curso de SI recebem também formação com disciplinas vinculadas a Tecnologias em Sistemas de Informação, Gestão e Administração de Empresas, assim como noções de Ética, Direito, Meio Ambiente e disciplinas que capacitam esse profissional a desenvolver habilidades sociais e competências técnicas necessárias à compreensão dos frequentes avanços tecnológicos e ao desenvolvimento de projetos modernos de Sistemas de Informação. O curso de SI do INF-UFG conta com um quadro de professores altamente qualificados, competentes e que atuam tanto no ensino superior e na pesquisa científica quanto no mercado de trabalho.

O bacharel de Sistemas de Informação possui conhecimento abrangente em Tecnologia da Informação (TI), equilíbrio entre teoria e prática, e a ênfase do seu trabalho é o desenvolvimento e uso de modernas tecnologias da informação em corporações. Entre os principais papéis do bacharel em Sistemas de Informação, destacam-se: o entendimento de sistemas corporativos, a busca por tecnologias de informação adequadas às corporações e o uso eficiente dessas tecnologias. Adicionalmente, o bacharel de SI elabora planos e defini escopo para criação de modelos e escolha de tecnologias para armazenamento de dados, implementação de sistemas computacionais, transmissão de dados, processamento de informação, segurança em sistemas de informação, entre outros. Com relação ao mercado de trabalho, segundo o MEC, a área de Computação destina 50% a 70% das vagas aos bacharéis de SI e, segundo a revista Forbes em edição de 2014, o cargo de analista de sistemas (de computadores) aparece na 8a posição das melhores profissões nos Estados Unidos. Esse movimento não se restringe apenas aos Estados Unidos, mas também às nações em que a TI assume papel estratégico em suas economias. Como elemento motivacional para o profissional de Sistemas de Informação, há grande carência de profissionais qualificados na área de TI, tanto que em países como Canadá, Estados Unidos, França, Inglaterra e outros países desenvolvidos tecnologicamente, uma grande parcela da sua mão de obra em TI advém de países asiáticos.

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Instituto de Informática da UFG